De 16 a 21 de maio, em Manágua, Nicarágua, representantes de partidos políticos e movimentos sociais progressistas de de esquerda da América Latina e do Caribe debatem sua unidade.  Entre os integrantes do foro estão partidos socialistas e comunistas de diversos países,  movimentos como Frente Ampla (Uruguai e Costa Rica) e a Frente Grande (Argentina), Frente Farabundo Martí para la Liberación Nacional (El Salvador), Polo Democrático Alternativo (Colômbia), a Frente Nacional de Resistencia Popular de Honduras, Frente Sandinista de Liberación Nacional da Nicarágua. Do Brasil participam o PT, o PCdoB, o PCB, o PDT, o PSB.
 
O Foro já foi realizado em São Paulo, Brasil (1990), Ciudad de México, México, 1991, Managua, Nicaragua, 1992, La Habana, Cuba (1993), Montevideo, Uruguay (1995),  San Salvador, El Salvador (1996) Porto Alegre, Brasil (1997), Ciudad de México, México (1998), Managua, Nicaragua (2000), La Habana, Cuba (2001), Antigua, Guatemala (2002), São Paulo, Brasil (2005), San Salvador, El Salvador (2006), Montevideo, Uruguay (2008), Ciudad de México, México (2009), Buenos Aires, Argentina (2010).

Esta edição do Foro acontece na Nicarágua no ano em que o país comemora o 32º aniversário da  Revolução Sandinista. Haverá, dentro da programação, exposições de representantes do governo nicaraguense e exibição de documentários da  Frente Sandinista de Libertação Nacional. Está prevista uma exposição de Iván Acosta, vice-ministro da Fazenda da Nicarágua e de Paul Oquist Kelley, Secretário privado para Políticas Nacionais da Nicarágua sobre as realizações do governo de Reconstrução e Unidade Nacional.

XVII Encuentro del Foro de São Paulo – Managua 2011

A abertura oficial do Foro acontece no dia 18, às 15hs, mas a partir do dia 16 já estarão acontecendo  inúmeras reuniões de trabalho sobre organização e sobre o texto base enviado a todos os integrantes e divulgado site do Foro. Entre temas em debate estão a crise internacional, México, America Latina, Europa e Japão, Oriente Médio, Estados Unidos e China.

Durante o período do Foro, serão realizados encontros paralelos como os de juventudes, de parlamentares, da rede de fundações e escolas de formação e quadros, entre outros.

No dia 20, na maior plenária do encontro, na qual estarão reunidos todos os participantes, o debate girará em torno do tema Construindo uma mudança de era: o projeto alternativo dos setores populares, progressistas e de esquerda latino-americana. E na plenária final, serão apresentadas as conclusões de todos os grupos de trabalho.

Connheça o Foro de São Paulo clicando aqui 

Leia o Documento Base do XVII Reunião do Foro de São Paulo clicando aqui

Conheça a programação do XVII Reunião do Foro de São Paulo clicando aqui