Portal SESC SP recebe inscrições para seminário “Mulheres brasileiras e gênero”
O SESC-SP e a Fundação Perseu Abramo apresentarão o seminário Mulheres brasileiras e gênero no espaço público e privado no dia 27/04, no SESC Consolação, das 9h às 13h. O encontro divulgará os dados coletados pela pesquisa "Mulheres brasileiras e gênero no espaço público e privado" (acesse a pesquisa aqui), realizada em agosto de 2010 pela FPA, em parceria com o SESC. O estudo retrata o pensamento das mulheres e da sociedade em geral sobre a realidade vivida por elas no país.
A introdução do recorte de gênero é a grande inovação deste estudo que desta vez ouviu mulheres e homens sobre a situação da mulher brasileira. Os resultados podem ser comparados aos do estudo realizado pela Fundação Perseu Abramo em 2001. Essa comparação aponta melhorias na situação da mulher, mas também comprova que há um longo caminho a percorrer na valorização e na inserção da mulher na sociedade.
O seminário irá apresentar a síntese dos resultados da pesquisa e com base nestas informações contará com pensadores que discutirão os seguintes temas:
MESA 1 – “Violência”, “Dupla Jornada” e “Discriminação no Mercado de Trabalho”.
MESA 2 – “Aborto”, Mídia e Corpo” e “Sexualidade”.
Palestrantes:
As inscrições estão abertas no portal do SESC
Regina Pedroso – “Violência e Gênero” – Doutora em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP é pesquisadora e professora especialista em sociologia e antropologia jurídica na Universidade Mackenzie (Campus Campinas) e autora de livros na Área de estudos da violência, sistema penitenciário, segurança pública e direitos humanos.
Tatau Godinho – “Dupla Jornada” – Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP. Assessora Especial da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal. Atuando desde os anos 1980 no movimento de mulheres, dedicou-se em particular ao trabalho feminista na área política. Faz parte Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo.
Denise Pasello V. Novais – “Discriminação no Mercado de Trabalho” – Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da USP e autora do livro "Discriminação da Mulher e Direito do Trabalho".
Nalu Faria – “Aborto” – Psicóloga, com especialização em psicodrama pedagógico (Getep) e em psicologia institucional (Sedes Sapientiae). Atua na SOF desde 1986, onde desenvolve atividades de assessoria e formação feminista com grupos de mulheres, ONGs e gestores públicos. É autora de vários artigos sobre o movimento de mulheres, entre eles “O feminismo latino-americano e caribenho: perspectivas diante do neoliberalismo”. É integrante da coordenação nacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM).
Rachel Moreno – “Mídia e Corpo” – Psicóloga formada pela USP, Mestre em Meio Ambiente e Sociedade (Fundação-Escola de Sociologia e Política de S. Paulo). É especialista em Sexualidade Humana (Sedes Sapiaentis). Fundadora do Observatório da Mulher. Tem mais de 30 anos em pesquisa, assim como de militância nas questões de gênero.
Simone G. Diniz – “Sexualidade” – Médica, Mestra e Doutora em Medicina Preventiva (USP). Professora doutora do Departamento de Saúde Materno-infantil da Faculdade de Saúde Pública da USP, onde ensina e pesquisa sobre Evidências em Saúde Materna e sobre Gênero e Saúde Materna.
As inscrições estão abertas no portal do SESC para cadastrados/as no sistema Meusesc – (clique aqui) ou ainda podem ser feitas pessoalmente nas unidades SESCP até o dia 26/04. Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou pessoalmente no SESC Consolação Rua Dr. Vila Nova, 245 (São Paulo).