EFPA lança livro sobre Desafios para o desenvolvimento municipal
Editora Fundação Perseu Abramo e Instituto Cidadania lançam o livro “Políticas para o Desenvolvimento Local”, organizado por Ladislau Dowbor e Marcio Porchmann
Editora Fundação Perseu Abramo e Instituto Cidadania lançam o livro “Políticas para o Desenvolvimento Local”, organizado por Ladislau Dowbor e Marcio Porchmann
A globalização foi um dos assuntos mais em voga nas últimas décadas, principalmente naquelas em que o neoliberalismo teve seus tempos de auge. A conexão entre países já foi um deslumbre para os cidadãos do mundo. Contudo, a interligação de economias, mercados e culturas pode não ser tão benéfica assim, especialmente quando afeta de forma negativa regiões com estrutura socioeconômica pouco desenvolvida. Desenvolvimento é a resposta para uma cidade integrar-se econômica, social, política e culturalmente às outras, preservando justamente tais aspectos de forma a não se tornar dependente, mas sim contribuir para uma economia mundial mais fortalecida.
Este é o assunto de “Políticas para o Desenvolvimento Local”, organizado por Ladislau Dowbor e Marcio Porchmann, lançamento da Editora Fundação Perseu Abramo e Instituto Cidadania. O livro reúne 21 autores com experiência pessoal e ampla visão das experiências sobre desenvolvimento local em curso no Brasil. Em seus 16 textos, a obra relaciona contribuições que apresentam formas de tecnologias mais avançadas na gestão local, com outras que estudam as soluções de mudanças organizacionais, bem como sugere maneiras de articulação do potencial intermunicipal, permitindo visão ampla das potencialidades do desenvolvimento local. Os artigos são assinados por Ana Claudia Santos, Anita Maria Silveira Pires, Caio Silveira, Cassio Luiz de França, Francisco Albuquerque, Franklin Dias Coelho, Gilson Schwartz, Giuseppe Cocco, Geroen Johannes Klink, José Graziano da Silva, Luis Henrique Pires, Maria do Carmo Cruz, Maia Takagi, Nádia Solmekh, Nelson Casarotto Filho, Pedro Ivan, Roberto Garib Filho, Roberto Selvino Heck, Tania Regina Zapata, Thais Corral, Valdi de Araujo Dantas.
Paradoxalmente à globalização, hoje temos assistido a revalorização do espaço local porque entende-se a existência de várias territorialidades que se articulam de maneira mais inteligente; e nessa diversidade, o território local surge com um potencial pouco explorado. Atualmente, ser pequeno não é mais um problema, desde que se saiba usar as novas tecnologias em favor de uma gestão inteligente.
Nesse cenário, “Políticas para o Desenvolvimento Local” traz um leque de visões e análise claras dos desafios do desenvolvimento dos municípios brasileiros, dos seus avanços e das suas dificuldades.
Saiba mais sobre o livro, clicando aqui.