Buenos Aires, 17 de agosto de 2010

  

Durante o XVI Encontro do Foro de São Paulo (FSP), na sede do Partido Comunista da Argentina, aconteceu a Reunião de Fundações, Escolas e Centros de Capacitação vinculados ao FSP com o objetivo de cumprir e dar sequência às decisões do XV Encontro do Foro, na Cidade do México em agosto de 2009.

Participaram do encontro 41 representantes de centros e escolas de formação e capacitação política, fundações e partidos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Martinica, México, Peru, Porto Rico e Uruguai, além de representantes políticos da Espanha, França e Suécia.

A ideia de criar uma Rede de Escolas e Centros de Capacitação e Fundações vinculadas ao FSP teve origem em reunião realizada durante o XV Encontro do FSP a partir do entendimento de que, após ter-se chegado à organização da resistência contra o neoliberalismo, tornou-se necessário que o FSP ampliasse seus objetivos e se fortalecesse como espaço de formulação de ideias, análises e reflexão política. Nesse sentido, a partir desta reunião, o FSP aprovou em seu XV Encontro os seguintes compromissos específicos para as Escolas e Fundações:

 

a) colaborar para a criação de um observatório dos governos progressistas e de esquerda da América Latina e do Caribe;

b) colaborar com a área de formação política por meio da constituição de uma Rede de Escolas e Centros de Capacitação e Fundações vinculadas ao FSP; e

c) colaborar na publicação e divulgação dos estudos realizados.

 

Neste sentido, a reunião reafirmou seus objetivos de por em prática os consensos das reuniões anteriores a partir do cumprimento do que foi proposto pelo Documento Base do XVI Encontro no que se refere à criação da Rede de Fundações e Escolas do FSP, a saber:

 

1) avançar no desenvolvimento do Observatorio de Governos Progressistas e de Esquerda da América Latina e do Caribe, mediante a realização de um seminário de análise das experiências atuais na regiãodo qual participariam representantes políticos, acadêmicos e intelectuais;

2) realizar um encontro de escolas e fundações vinculadas al FSP con el objetivo de intercambiar experiências na área de formação política;

3) realizar uma atividade para debater as alternativas ao neoliberalismo e as propostas socialistas na América Latina

4) realizar uma atividade para compartilhar experiências eleitorais.

Quanto ao encontro de formação política a ser realizado, durante a reunião destacou-se a necessidade de se adotar uma nova abordagem metodológica capaz de gerar um maior grau de autonomia, na qual os indivíduos não sejam apenas "formados", mas também se tornem autores e produtores de sua própria formação por meio da redefinição e reformulação do conteúdo dado. Mencionou-se também a importância de dar continuidade às atividades futuras formulando-as articuladamente, para dar sustentabilidade ao trabalho desenvolvido.

As instituições participantes também enfatizaram a necessidade de um maior conhecimento mútuo de seus participantes, características e tarefas que desenvolvem como ponto básico e inicial para avançar na criação da Rede de Escolas e Fundações. Neste contexto, reafirmaram a necessidade de superar a fragmentação entre as instituições participantes, por meio da construção de mecanismos de comunicação mais fluidos de troca de informações, projetos em andamento e experiências realizadas. Para este fim, os participantes sugeriram a criação de um “banco de dados das instituições participantes" do qual conste uma breve descrição de sua composição, objetivos, tarefas, com quem e para quem trabalha e a metodologia utilizada para isso.

Neste contexto, as intervenções foram centradas nos seguintes eixos:

A necessidade de criar grupos menores de trabalho que coordenem a organização das atividades programadas, para, assim, cumprir esses compromissos. Para sua formação, foram sugeridos critérios como a especialidade das instituições participantes e/ou região, destacando-se a necessidade de manter uma conformação plural, aberta e que contemple a diversidade dos subgrupos de trabalho.

 

A definição de um Plano de Ação a ser coordenado e finalizado pelos subgrupos. As várias propostas feitas pelas instituições estão listadas na próxima página. Houve também consenso sobre a necessidade de usar as ferramentas da internet e de fortalecer o uso e os conteúdos do recém-criado site do Observatório (www.forodesaopaulo.org).

Durante o debate também foi discutida a necessidade de dar maior institucionalização à Rede de Escolas e Fundações do FSP, com a criação, por exemplo, de uma “fundação das fundações". Com respeito a isso, considerou-se que, embora a institucionalização da Rede fosse um objetivo de largo prazo a ser atingido, antes disso seria necessário construir os intercâmbios e concretizar as atividades comuns, de modo que entrar nessa discussão poderia produzir um efeito dilatório na realização dos eventos em debate.

As instituições participantes definiram, por consenso, estas ações:

Convidar as instituições politicamente afins de outros continentes a todos os eventos abertos que a Rede realizar.

Montar um banco de dados das instituições participantes da Rede. Para isso, os representantes da Fundação Perseu Abramo se comprometem a elaborar e circular um questionário com dados e informações de cada uma das instituições participantes, incluindo as tarefas que realiza.

Criar os seguintes subgrupos de trabalho, que serão encarregados de coordenar a organização e execução de atividades de sua área: 1) Grupo de Formação Política, 2) Grupo Editorial, 3) Grupo do Observatório e Socialismo e, 4) Grupo sobre Experiências Eleitorais. Ficou decidido que cada um desses subgrupos escolherá de um a três representantes, que, juntos, formarão uma comissão para a comunicação e coordenação das tarefas realizadas pelos quatro subgrupos.

A realização dos seguintes eventos:

– Uma oficina para o intercâmbio de experiências sobre formação política e de escolas ligadas ao FSP, a ser realizada em fevereiro de 2011. O evento estará a cargo das Fundações brasileiras.

– Um seminário sobre as experiências de governos progressistas e de esquerda na América Latina e Caribe como uma atividade do Observatório. O evento também é de responsabilidade das fundações brasileiras.

– Um seminário sobre o pensamento socialista na América Latina, a ser realizado pela Corporación La Tierra, do Equador.

– Uma oficina para intercâmbio das experiências eleitorais das forças políticas progressistas e de esquerda da região, durante o seminário do Observatório.

A reunião foi encerrada com a certeza da importância de levar adiante a formação da Rede e do Observatório como forma de apoiar as forças progressistas e de esquerda na construção de um novo modelo de desenvolvimento na região.

 

 

`