Foro de São Paulo: trabalhos começam nesta terça em Buenos Aires
Começa hoje (17/08) em Buenos Aires (Argentina) o 16º encontro do Foro de São Paulo, com a participação de representantes dos partidos de esquerda e centro progressistas da América Latina. A Fundação Perseu Abramo está presente neste encontro, integrando a delegação do PT e terá espaço nos grupos de trabalho das fundações partidárias e escolas de formação. A diretora Iole Iliada, que está nesta 16ª reunião juntamente com a diretora Selma Rocha, explica nesta rápida entrevista os projetos de integração das fundações partidárias latino-americas e de um observatório dos governos de esquerda. As propostas serão debatidas nestes dias de Foro.
Portal FPA – Qual será o papel da Fundação Perseu Abramo na rede de escolas, fundações e centros de estudos do Foro de São Paulo? Quais propostas da FPA para a elaboração dos debates nesta Rede?
Iole Iliada – O Foro de São Paulo (FSP) completa 20 anos agora em 2010, em uma situação em que vários dos partidos e organizações políticas que o integram chegaram ao governo de seus países. Tal situação, ao mesmo tempo em que demonstra os acertos e a importância do Foro, coloca para seus integrantes novos desafios políticos e organizativos. Entre esses desafios está o de ampliar sua capacidade de estudo e análise das sociedades latino-americanas e do mundo, para que ele possa ser um importante espaço de formulação de propostas.
Esta constatação foi feita no encontro do FSP do ano passado, na Cidade do México, quando, em reunião das fundações, institutos e escolas políticas que possuem algum vínculo com os partidos que integram essa organização, foram lançadas as bases de uma proposta de integração dos seus trabalhos e de planejamento de ações coordenadas no âmbito da investigação, divulgação e formação política, com o objetivo de aprofundar a compreensão da complexa realidade latino-americana, oferecendo subsídios para a ação dos partidos e demais forças sociais que buscam a superação das mazelas sociais que afligem historicamente a região.
Já naquela reunião, delegou-se à Fundação Perseu Abramo a tarefa de coordenar esses trabalhos, para o que elaboramos um projeto geral que deverá ser debatido agora, durante o XVI Encontro, em Buenos Aires, quando mais uma vez essas fundações e escolas estarão reunidas. Neste projeto, propomos alguns caminhos para tornar concreta essa integração, entre eles a constituição de uma Observatório de Governos Progressistas e de Esquerda da América Latina e Caribe.
Portal FPA – Como será o observatório dos governos de Esquerda, que está em debate no Foro? Em linhas gerais, qual será o objetivo e como a Fundação Perseu Abramo participará deste projeto?
Iole Iliada -A ideia do Observatório surge da necessidade de ampliarmos nosso entendimento acerca dos processos -imensamente ricos do ponto de vista histórico – que estamos vivendo hoje na América Latina, com a presença de várias forças de esquerda nos governos da região. Como os problemas de nosso subcontinente eram enormes, esses governos foram muitas vezes chamados a agir e dar respostas concretas, o que ampliou uito nosso conhecimento sobre a realidade dos vários países e também nossas propostas de intervenção. No entanto, esse conhecimento não está sistematizado, assim como nem sempre há uma reflexão estratégica sobre o conjunto das ações realizadas. Como nosso objetivo é aprofundar as transformações sociais iniciadas, superando os obstáculos ao pleno desenvolvimento da região (o que inclui uma perspectiva de igualdade e justiça social), e ao mesmo tempo tornar a integração latino-americana uma realidade, precisamos nos debruçar sobre essas experiências e produzir análises e dados confiáveis, que permitam comparações e avaliações capazes de oferecer diretrizes para esse projeto.
Nesse sentido, a expectativa é que o FSP possa avançar em propostas concretas para a criação do Observatório. A FPA tem colaborado ativamente com a Secretaria Executiva do Foro nessa questão. O texto-base do XVI Encontro deverá apontar diretrizes para isso, como por exemplo a realização de atividades que já ofereçam subsídios e materiais para as análises, avaliações e comparações de que o Observatório deverá se ocupar no próximo período.
Confira aqui a programação do XVI Foro de São Paulo 15 a 20 de agosto de 2010
Leia aqui também a entrevista de Valter Pomar, do Diretório Nacional do PT e secretário executivo do Foro sobre este encontro na Argentina publicado aqui no portal FPA.