A Fundação Perseu Abramo e a Fondation Jean Jaurès promovem nos dias 7 e 8 de junho, em São Paulo, o seminário Brasil 2003-2010: transformações, perspectivas e desafios para o próximo período. O evento tem como público o Diretório Nacional do PT, os setoriais do Partido e o Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo. Para as cinco mesas previstas foram convidados especialistas, integrantes da Comissão do Programa de Governo do PT, atuais e ex-integrantes do governo federal.
 
O primeiro debate será O novo modelo de desenvolvimento nacional e a sustentabilidade socioambiental e participam Márcio Pochmann,presidente do IPEA, Artur Henrique, presidente da CUT, Wellington Moreira Franco, vice-presidente da Caixa Econômica Federal,
Liszt Vieira, presidente do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
 
Para a mesa Estado, políticas sociais e redução das desigualdades, estão confirmados Maria do Rosário, deputada PT/RS e membro da Comissão do Programa de Governo do PT,  João Paulo Rodrigues, dirigente do MST, Renato Rabelo, presidente do PCdoB, e Patrus Ananias, ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
 
No terceiro debate Justiça, direitos e democracia, serão debatedores: Elói Pietá, presidente em exercício da Fundação Perseu Abramo e membro da Comissão do Programa de Governo do PT, Augusto Chagas, presidente da UNE, Manoel Dias, secretário geral do PDT, Newton Albuquerque, professor de Direito Internacional Público.
 
Do quarto debate O projeto nacional e a política externa brasileira, participam Valter Pomar, membro da Comissão do Programa de Governo do PT, Roberto Amaral, vice-presidente do PSB, Nelson Barbosa Filho, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, e Cauby Monteiro, professor de Relações Internacionais e Ciência Política da UFPa.
 
E, o último debate,  sobre A crise na Europa e as perspectivas da esquerda européia, especialmente a francesa ficará a cargo de Gérard Fuchs, diretor do Departamento de Cooperação Internacional da Fondation Jean Jaurès.