O Brasil será uma grande potência econômica e política e está pronto hoje para receber investimentos estrangeiros e incentivar empresas nacionais a destinarem recursos em negócios no exterior, afirmou o presidente Lula durante discurso em almoço com empresários espanhóis realizado no dia 19/05 em Madri (Espanha). Lula disse ainda que o Brasil terá cada vez mais importância no cenário político internacional, citando como exemplo a intermediação brasileira no acordo sobre o programa nuclear iraniano, firmado no dia 17/05 em Teerã. O problema, afirmou Lula, era fazer o Irã aceitar a negociação – e isso foi feito. “Agora depende do Conselho de Segurança da ONU”, disse.

Sobre o conflito no Oriente Médio, o presidente brasileiro criticou o monopólio das negociações por poucos países. Para Lula, é preciso fortalecer a ONU e instituir uma nova governança global, levando em consideração a participação de países africanos, latinoamericanos, Índia e Japão, entre outros.

Ouça aqui a íntegra do discurso

jQuery(document).ready(function() {
AudioPlayer.embed(“pod_audio_1”, {soundFile: “http%3A%2F%2Fimprensa.planalto.gov.br%2Fmedia%2Faudio%2Fpr1843-2%40.mp3”});
});

Em seu discurso, Lula afirmou que “se fizermos o óbvio e apenas o óbvio, seria mais fácil governar o mundo”, lembrando por exemplo que o Brasil se dizia ‘capitalista’, mas no País não havia crédito. Bancos públicos como o BNDES dificultavam ao máximo o empréstimo, o que hoje não mais acontece, disse o presidente brasileiro . O mesmo ocorria com financiamentos da casa própria.

As medidas adotadas pelo governo brasileiro nos últimos anos permitiram retirar 50 milhões de pessoas da pobreza, destacou Lula, transformando “cidadãos que eram marginalizados” em “consumidores”. A auto-estima da população aumentou juntamente com a economia brasileira e essas mudanças no País ocorridas nos últimos anos permitem que hoje o Brasil esteja pronto para estreitar parceria com a Espanha, disse Lula em seu discurso.

O Brasil aprendeu a ser sério. Houve tempo que ninguém acreditava no Brasil. Hoje, a comunidade internacional percebe que o Brasil tem previsibilidade. Quero dizer para os empresários espanhóis que acreditem no Brasil, que invistam no Brasil. 

 

Publicado no Blog do Planalto em 19/05/2010