Jornada de formação mobiliza militantes e dirigentes
A grande maioria dos estados está totalmente mobilizada na realização da etapa estadual da Jornada de Formação. Até o momento 13 estados já fizeram seus encontros e nos próximos finais de semana (15-16, 22- 23, 28-30) mais 5 estados estarão em plena atividade de formação. *
A grande maioria dos estados está totalmente mobilizada na realização da etapa estadual da Jornada de Formação. Até o momento 13 estados já fizeram seus encontros e nos próximos finais de semana (15-16, 22- 23, 28-30) mais 5 estados estarão em plena atividade de formação. *
A etapa municipal, o fim do percurso ou “a jóia do coroa” como chamamos, pois chega até os filiados e militantes, já está sendo realizada no Pará, Paraná, Acre, Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso. Nos demais estados esta etapa está sendo preparada, como é o caso de Minas Gerais e Amazonas.
Em todo país, desde o início com a realização das etapas regionais em 2009, o enorme entusiasmo dos dirigentes e militantes pela retomada da formação no PT não deixava dúvidas que a possibilidade de fazer formação para toda a base do partido seria uma realidade.
Muitos fatores somam-se para que essa realidade esteja sendo possível. A decisão do Diretório Nacional e da Executiva Nacional e o comprometimento das executivas estaduais com a formação é um deles. Provavelmente movidas pela repercussão da Jornada Regional e pela necessidade fortemente manifesta pelos militantes de que a formação ocorra de forma contínua e permanente, as executivas olharam com respeito e interesse para a etapa estadual. A organização ou retomada de vários coletivos de formação também foi um fator impulsionador da Jornada. O amplo material de apoio, tanto em termos de conteúdo como de metodologia, elaborado pela Fundação Perseu Abramo em parceria com a Secretaria Nacional de Formação Política está sendo apropriado por centenas de formadores, dirigentes e/ou interessados na formação de maneira a constituir-se um roteiro consistente para essa retomada do processo de formação que terá na Escola Nacional de Formação o ponto de apoio fundamental.
Vários desafios estão sendo enfrentados e superados de modo surpreendente e criativo no que diz respeito às limitações financeiras, agendas estaduais muito dinâmicas, preparação para o enfrentamento do ano eleitoral, atividades dos setoriais. Outra conquista que começa a se desenhar diz respeito ao compromisso com a leitura e a elaboração política. Muitos militantes têm declarado o desejo de ler e conhecer o que foi produzido pelo PT nestes 30 anos de construção política e, ainda, tem demonstrado gosto por conhecer e ler sobre as mais variadas questões relativas à história e ao projeto para o Brasil, à história do socialismo e de nossa visão estratégica sobre o socialismo democrático.
A Fundação Perseu Abramo, em diálogo com a da Secretaria Nacional de Formação, tem acompanhado de perto a realização da Jornada nos estados dando apoio metodológico e organizativo aos secretários/as estaduais de formação e aos coletivos. A análise dos registros dessa experiência deverá inspirar a próxima Jornada e contribuirá para firmar os alicerces do trabalho da Escola Nacional de Formação do PT.
* Estados que já realizaram a atividade: AC, AM, ES, GO, MA, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RN, RR, RS, PB, MG, BA, SP.