O debate sobre a igualdade racial
Na semana que se discute a abolição da escravatura e o PT realiza o Encontro nacional de Negros e Negras do partido, a FPA oferece alguns textos publicados em seu portal e na revista Teoria & Debate.
ARTIGOS
– Exclusão racial, uma questão política e moral, por Flávio Gomes e Marcelo Paixão
Teoria & Debate nº 67 – agosto e setembro de 2006
O Estatuto da Igualdade Racial e as ações afirmativas – tendo as cotas nas universidades públicas como tema mais polêmico – não podem ser tratados dissociados da discussão de modelos de sociedade e de desenvolvimento econômico desejáveis, que corrijam assimetrias raciais acumuladas na história brasileira.
– A politização da questão racial, por Claudete Gomes Soares
Teoria & Debate nº 85 – novembro e dezembro de 2009
A militância negra foi um dos setores dos movimentos sociais que fizeram parte da construção do PT. Quase 30 anos depois, conseguiu “dar visibilidade” ao combate ao racismo, mas ainda faltam espaço e investimento para a pauta racial.
– Estatuto da Igualdade Racial, para entender e avaliar, por Janete Rocha Pietá
Teoria & Debate nº 85 – novembro e dezembro de 2009
A exclusão e outras consequências nefastas da escravidão no Brasil não deixarão de existir com o passar do tempo. O governo Lula tem várias iniciativas voltadas ao combate das desigualdades, mas o conservadorismo da Câmara dos Deputados impediu que maiores avanços fossem consolidados
– A casa-grande não descansa, por Lincoln Secco e Marcos Cordeiro Pires
Teoria e Debate 85 H novembro/dezembro 2009
"Eles se autoproclamam não racistas e acusam os negros desse crime. Escondidos atrás da cortina da ‘democracia racial’ brasileira e apavorados com a legalização de políticas compensatórias reivindicadas pelos movimentos sociais, representantes do pensamento conversador do país usam todos os sofismas possíveis nos meios de comunicação para, a pretexto de defender direitos para todos, manter a população negra no degrau debaixo. Se possível, ainda na senzala…"
– Em defesa de ações afirmativas e cotas raciais nas escolas públicas brasileiras, por Marcos Cardoso
10/3/2010 – Texto apresentado pelo autor, representando a Coordenação Nacional das Entidades Negras/Brasil (CONEN) na audiência pública promovida pelo Supremo Tribunal Federal nos dias 3, 4 e 5 de março de 2010 para discutir ações afirmativas e cotas raciais nas escolas públicas brasileiras.
– Brasil: automenosprezo e racismo, por Luís Carlos Lopes
artigo publicado em 28/2/2010 – Agência Carta Maior
O racismo brasileiro fundamentou, e ainda fundamenta, o automenosprezo de segmentos da população, que imaginam o país como inferior e sem solução. As elites adoram e disseminam este sentimento, que é fortemente conservador e útil aos propósitos dos mais ricos e poderosos.
Os perigos de uma crítica maniqueísta, por Kabengele Munanga
artigo publicado na Folha de S.Paulo – 26/3/2010
A demanda social das políticas de ação afirmativa se fundamenta na situação estrutural das relações entre brancos e afrodescendentes
PUBLICAÇÕES – EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
– Racismo no Brasil: Percepções da discriminação e do preconceito racial no século XXI, organizado pelas pesquisadoras Gevanilda Santos e Maria Palmira da Silva.
– O Negro e socialismo, de Octavio Ianni, Benedita da Silva, Gevanilda Santos, Luiz Alberto Santos.
– Retratos da Juventude Brasileira – artigo A juventude Negra, de Gevanilda Santos, Mlaria José P. Santos e Rosangela Borges