Começa nesta quinta (11/03), em Brasília, a II Conferência Nacional de Cultura. Até domingo (14/03), artistas, produtores culturais, investidores, gestores e representantes da sociedade de todo o País estarão reunidos para discutir temas como o papel do Estado, o acesso à cultura, marco regulatório para o setor, entre outros. Os eixos temáticos da II CNC são Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; Gestão e Institucionalidade da Cultura. Seguindo o modelo das demais conferências nacionais realizadas no último período, a II CNC acontece após vencidas as etapas municipais, estaduais e do Distrito Federal; pré-conferências setoriais; conferência virtual e conferências livres, que envolveram cerca de 200 mil pessoas.

O Ministério da Cultura divulgou no blog da II CNC que 1.925 pessoas participarão da Conferência. Neste total estão incluídos: 1.325 delegados/as (743 eleitos nas conferências estaduais; 190 eleitos nas pré-conferências setoriais e 392 delegados federais, delegados natos e representantes dos Conselhos Estaduais de Cultura – 2 para cada estado – e do Conselho Nacional de Políticas Culturais/ CNPC); 350 observadores/as; 250 convidados/as, dos quais 22 são palestrantes.

O Diretório Nacional do PT, reunido no dia 5 de março, em Brasília, aprovou  Resolução sobre a II Conferência Nacional de Cultura, saudando os participatnes da etapa nacional e enfatizando a legitimidade da Conferência, que chega à etapa final tendo envolvido mais de 3.000 municípios brasileiros. Além de registrar os avanços na área da cultura, tanto no âmbito do Executivo como no do Legislativo, a resolução aponta para os desafios a serem enfrentados pelos participantes da Conferência e repudia "qualquer tentativa da mídia e da direita de transformar os processos representativos das conferências num palco para o questionamento da participação da sociedade na construção das políticas públicas e ao necessário processo de democratização dos meios de comunicação".


Serviço

II Conferência Nacional de Cultura
De 11 a 14 de março
Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 – Setor Hoteleiro Sul, Quadra 06, lote 1, conjunto A.
Brasília – DF