O Centro Sérgio Buarque de Holanda da FPA é responsável pela documentação permanente do Partido dos Trabalhadores, mantendo sob sua custódia direta o arquivo e a biblioteca do Diretório Nacional, além de outras coleções conexas. O arquivo permanente é composto por uma coleção pré-PT, pelo Fundo Diretório Nacional e também por fundos de organismos criados pelo partido em âmbito nacional e já extintos, como a Fundação Wilson Pinheiro e o jornal Brasil Agora.

O Fundo Diretório Nacional compõe-se dos documentos produzidos e acumulados por esta instância desde a criação do partido, em 1980, até a eleição do 5º Diretório Nacional, em 1987. Com as vitórias eleitorais em importantes municípios brasileiros em 1988 e a campanha presidencial de 1989, o PT passou a enfrentar novos desafios políticos, que levaram ao desenvolvimento de uma estrutura interna mais complexa.

O recorte temporal adotado para definir a documentação permanente (1980-1987) reflete em parte esta mudança na estrutura organizacional do partido. Ele não é, entretanto, adotado linearmente. Os documentos gerados nos dez encontros, nos dois congressos nacionais do partido e nas campanhas presidenciais de 1989, 1994 e 1998, por exemplo, já se encontram sob a custódia do Centro, organizados em dossiês específicos. O mesmo se dá com a documentação audiovisual e iconográfica, que é enviada ao Centro após cumprir as funções que determinaram sua produção.

No que diz respeito ao acervo fotográfico do Diretório Nacional cabe registrar que a forma de organização adotada assegura o respeito aos direitos autorais, estando a utilização e a divulgação desse material condicionadas à autorização dos respectivos detentores.

A classificação preliminar esboçada no quadro a seguir orienta a elaboração do inventário da documentação do PT, a ser publicado posteriormente.

Além desta documentação, fisicamente sediada no Centro, ele integrará as referências dos acervos partidários estaduais, de arquivos e coleções conexas e de fundos e coleções pessoais ligados à história do partido, abrigados em instituições universitárias em todo o país.

Na biblioteca do Diretório Nacional encontram-se periódicos e publicações avulsas do PT e sobre ele, assim como assuntos correlatos: movimentos sociais; política e economia nacionais e internacionais; políticas públicas.

Também integram o acervo do Centro cópias de teses, dissertações e outros trabalhos de pesquisa sobre o partido e sua atuação desenvolvidos em instituições nacionais e estrangeiras, identificadas a partir de um amplo levantamento. A fim de manter este levantamento atualizado, o Centro manterá um acompanhamento regular das informações sobre pesquisas em desenvolvimento relativas às temáticas de seu interesse.

Para entrar em contato, envie-nos um e-mail clicando aqui.