Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Janeiro de 2010. Número 23.

CSBH EM NOTAS



Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
LEITURAS
ESTAS OBRAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA


  João Batista Marçal e Marisângela Martins. Dicionário Ilustrado da Esquerda Gaúcha: anarquistas, comunistas, socialistas e trabalhistas. Porto Alegre: Libretos, 2008. 150 p.



O livro reúne análises sobre o período da ditadura militar de dezenas de especialistas desbravando questões que ainda hoje se fazem atuais e centrais: as diferentes medidas de justiça, o acesso a informações e aos arquivos públicos, a interpretação da lei de anistia e a punição de torturadores.

 

 

 

 

  Manoel Coelho Raposo. A missão histórica do Partido dos Trabalhadores: Ensaio político-sociológico das eleições de 1986 com ênfase para o pleito do Ceará. Fortaleza: Popular Editora, 1986. 75 p.

O professor alagoano da Universidade Federal da Paraíba reconta, neste ensaio, a história do PT da fundação ao final dos anos 1990. Para dar base ao seu texto, ele recorre ao pensamento teórico de Gramsci e de Lênin para depois retomar a história do partido até sua análise do que deveria ser o futuro da organização. De acordo com Melo Neto, esse futuro deveria envolver, dentre outras coisas, a reativação dos núcleos do PT, o reforço na formação de quadros e na imprensa partidária.

 

 

 

 

 

 


 

Ana Targina Rodrigues Ferraz. Conselhos gestores em saúde: a experiência do Espírito Santo durante a gestão petista. Dissertação de Mestrado em Ciência Política, IFCH/Unicamp, 1998. 208 p.

Este estudo tem por objetivo verificar através da análise da experiência de participação proporcionada pelo Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo nos anos de 1996 e 1997, durante a gestão petista, em que medida a implantação de novos mecanismos para incorporação e participação da sociedade no processo decisório na esfera do Estado, criando um novo espaço de interlocução entre os diversos atores sociais coletivos, tem contribuído para democratizar este processo e ampliar a esfera pública. Clique aqui para mais

 

 

OBJETIVA DO CENTRO
 
 

AS FOTOS AQUI REPRODUZIDAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

(Ennio Brauns/Em Tempo – Acervo CSBH)

Muro em frente à fábrica da Arno pichado com frase de protesto

(Jesus Carlos/ Acervo do CSBH)


Manifestantes em confronto no ABC

(Jesus Carlos/ Acervo do CSBH)


Metalúrgicos em assembléia, 1980

 

1980. AGORA EU SOU UMA ESTRELA
Na certidão de nascimento assim estava escrito: Em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1980, um domingo, às 11:30 horas, foi fundado o Partido dos Trabalhadores. A tomada do plenário captada pelas lentes do fotógrafo Juca Martins – a quem agradecemos a gentileza de permitir a utilização dessa sua imagem em nosso boletim – , no Colégio Sion, registra um retrato instigante das muitas histórias e pessoas que participaram da fundação do PT. Com o objetivo de estabelecer a lista dos presentes no momento inaugural do partido, o CSBH pede aos leitores do nosso boletim CSBH EM NOTAS e aos militantes que nos ajudem a reconhecer e a contatar as pessoas registradas por Juca Martins nesta foto:
(Juca Martins/Olharimagem)

Para ajudar na busca, confira os destaques publicados nas edições anteriores.

Para acessar os números passados de CSBH em Notas, clique aqui.

As informações podem ser enviadas para [email protected]

 

Expediente


Edição e Redação: Gláucia Fraccaro, Carlos Menegozzo, Dainis Karepovs, Melissa Lourenço Machado

Equipe do CSBH:
Aline Fernanda Maciel, Carlos Henrique Metidieri Menegozzo, Dainis Karepovs, Gláucia Cristina Candian Fraccaro, Melissa Lourenço Machado, Patrícia Rodrigues da Silva.

 

`