Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Novembro de 2009. Número 21.

CSBH EM NOTAS



Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
LEITURAS
ESTAS OBRAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

 

  Ana Lúcia E. F. Valente. Política e relações raciais – Os negros e as eleições paulistas de 1982. São Paulo, FFLCH/USP, 1986. 186 p.

O livro é resultado da dissertação de mestrado defendida pela autora no Departamento de Ciências Sociais da USP. O objetivo da pesquisa foi analisar o comportamento político de negros em São Paulo, como militantes de partidos políticos ou na condição exclusiva de eleitores, tentando perceber em que medida puderam atuar como grupos de pressão para a concretização de suas reivindicações. O livro ainda apresenta tabelas que trazem os resultados numéricos do processo eleitoral.

 

 

 

 

  Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa (orgs.). Cadernos negros – três décadas. Ensaios, poemas e contos. São Paulo: Quilombhoje, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, 2008. 333 p.

 

O livro comemora os trinta anos de existência de Cadernos Negros, que desde 1978 vêm contribuindo para dar visibilidade à literatura feita por afro-descendentes no Brasil. A iniciativa, segundo Matilde Ribeiro, é fundamental para “resgatar a auto-estima de afro-descendentes por meio da cultura e da educação”. A publicação, além dos contos e poemas, também traz ensaios, e textos selecionados das várias edições do título.

 

 

 

 


 

Airton Fernandes Araújo. Participação política e o poder dos negros no Partido dos Trabalhadores.

<!– @page { margin: 2cm } TD P { margin-bottom: 0cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

Dissertação de Mestrado em Ciência Política, UFRGS, 2004. Link

 

Resumo: "Esta dissertação de mestrado tem como objetivo, suscitar o debate acadêmico acerca do binômio raça e poder. Nesse aspecto, é pretendido no decorrer desse trabalho, analisar a participação dos negros no Partido dos Trabalhadores, no que se refere às formas democráticas de acesso ao poder disponibilizado pelo partido em toda sua estrutura. É importante observar que, o negro no Brasil, assim como no sistema social e econômico, no âmbito político, também sofreu pela discriminação racial. Todavia, a partir do surgimento do Partido dos Trabalhadores em 1979, no cenário político brasileiro, a expectativa de obtenção de poder político por este segmento historicamente discriminado tomou proporção. Vale acrescentar que esse partido tornou-se uma novidade no sistema partidário brasileiro por que rompeu com os padrões do modelo político até então vigentes, quais sejam, clientelismo, conservadorismo e elitismo. Além disso, trata-se de um partido socialista formado pelas bases sociais completamente externo aos compêndios do Estado, cujo programa partidário, tem o compromisso com o combate a discriminação e o aperfeiçoamento da democracia. Assim, o movimento negro organizado brasileiro vislumbra a partir dessa agremiação, a chance real de conquista de poder, visto que, os negros, formam uma parcela consistente da base social brasileira que corroborou para a formação inicial do Partido dos Trabalhadores. Portanto, esta análise da participação política e de poder dos negros no Partido dos Trabalhadores é realizada à luz de quatro mandatos consecutivos desse partido no governo do município de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, destacada pela democracia participativa e, como referência do socialismo para o mundo."

 

 

OBJETIVA DO CENTRO
 
 

AS FOTOS AQUI REPRODUZIDAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

(Fernando Cruz/Em Tempo – Acervo CSBH)

Marcha Zumbi dos Palmares contra o racismo realizada em 20 de novembro de 1995

(Jesus Carlos/Em Tempo – Acervo CSBH)


Marcha Zumbi dos Palmares contra o racismo

(Jesus Carlos/Em Tempo – Acervo CSBH)


Caminhada por Zumbi

 

MEMÓRIA COLETIVA
ESTAS OBRAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

 

Ajude o CSBH a identificar o acervo iconográfico!

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

Quem aparece na foto abaixo?

(Jesus Carlos/Em Tempo/Acervo CSBH)

As pistas devem ser enviadas ao endereço: [email protected]

1980. AGORA EU SOU UMA ESTRELA
Na certidão de nascimento assim estava escrito: Em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1980, um domingo, às 11:30 horas, foi fundado o Partido dos Trabalhadores. A tomada do plenário captada pelas lentes do fotógrafo Juca Martins – a quem agradecemos a gentileza de permitir a utilização dessa sua imagem em nosso boletim – , no Colégio Sion, registra um retrato instigante das muitas histórias e pessoas que participaram da fundação do PT. Com o objetivo de estabelecer a lista dos presentes no momento inaugural do partido, o CSBH pede aos leitores do nosso boletim CSBH EM NOTAS e aos militantes que nos ajudem a reconhecer e a contatar as pessoas registradas por Juca Martins nesta foto:
(Juca Martins/Olharimagem)

Para ajudar na busca, confira os destaques publicados nas edições anteriores.

Para acessar os números passados de CSBH em Notas, clique aqui.

As informações podem ser enviadas para [email protected]
 

ELEIÇÕES DE 1989

Para lembrar as primeiras eleições brasileiras depois da ditadura militar, visite a exposição virtual realizada pelo CSBH

Para acessar, clique aqui.
 

Expediente


Edição e Redação: Gláucia Fraccaro, Carlos Menegozzo, Dainis Karepovs, Melissa Lourenço Machado

Equipe do CSBH:
Aline Fernanda Maciel, Carlos Henrique Metidieri Menegozzo, Dainis Karepovs, Gláucia Cristina Candian Fraccaro, Mário Fernandes Ramires, Melissa Lourenço Machado, Patrícia Rodrigues da Silva.

`