Organizado pelo Portal Vermelho e pela Fundação Perseu Abramo, o debate Hegemonia da mídia e liberdade de expressão reuniu os jornalistas Bernardo Kunciski, Venício ª de Lima e Luiz Nassif com mais de cem pessoas na última quinta-feira (23/10) em São Paulo. A transformação da comunicação brasileira com a Internet e os embates partidários envolvendo a “grande mídia” e o governo Lula foram os temas que predominaram nas apresentações.

Kunciski e Nassif assinalaram a crescente influência das novas mídias nos debates de temas politicos e econômicos, fortalecida pela pluralidade de informações e agentes do processo (internautas). Ao relatar sua experiência com o Blog, Nassif salientou a nova perspectiva que se abre para o jornalista ao tratar a notícia, que não é mais exclusividade do trabalho tradicional de busca/checagem/publicação solitário, mas que conta com a participação ativa dos internautas. A informação é gerada pelos agentes diretos (empresas, pessoas, órgãos públicos) e transmitida diretamente aos interessados, sem passar pelo filtro dos meios tradicionais, resume Nassif.

Para o professor Kucinski a democratização dos meios de comunicação, uma bandeira tradicional da esquerda brasileira e que está presente na Confecom, já está sendo construída com esse acesso e essa produção de informações/formações. E não poupa a esquerda nesta questão, ao criticar a ausência de uma rede de mídia que faça frente ao monopólio de informação construído por grupos como a Globo, a Abril, Folha. Especificamente sobre a Confecom, Kunciski afirmou categoricamente que o governo Lula deve ser cobrado pelas promessas não-cumpridas sobre a comunicação popular.

Venício Lima, por sua vez, se mostrou menos “otimista” sobre essa democratização pela web, ao destacar que os grupos de mídia lideraram o cenário de informação para a maioria da população e agem como um partido dentro do jogo político. Para ele, o Brasil está numa fase de transição em que as velhas “mídias” ainda têm muita força e as “novas” ainda não existem efetivamente. Mas destacou que há um movimento na América Latina dos governos eleitos a partir de movimentos populares em colocar limites nas mídias monopolistas e golpistas, como na Bolívia, na Argentina, na Venezuela.

Após o debate, foi lançado o livro Diálogos da Perplexidade – Reflexões críticas sobre a mídia, resultado de uma série de conversas de Bernardo Kunciski e Venício Lima, publicado pela Editora da Fundação Perseu Abramo.

Mais

– Confira a apresentação em vídeo e outras informações no Portal Vermelho

`