Mostra de cinema registra memória dos regimes autoritários
A mostra Espectros em Retrospecto que começa hoje em São Paulo vai apresentar a produção cinematográfica sobre as violações dos direitos humanos no Brasil e em outros países. Promovida pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV/CEPID/FAPESP), pelo Cinusp Paulo Emílio e pela Galeria Olido, a mostra prevê a exibição de 16 filmes, entre nacionais e estrangeiros, além de três debates com a participação de cineastas, historiadores, escritores etc.
A mostra Espectros em Retrospecto que começa hoje em São Paulo vai apresentar a produção cinematográfica sobre as violações dos direitos humanos no Brasil e em outros países. Promovida pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV/CEPID/FAPESP), pelo Cinusp Paulo Emílio e pela Galeria Olido, a mostra prevê a exibição de 16 filmes, entre nacionais e estrangeiros, além de três debates com a participação de cineastas, historiadores, escritores etc.
Segundo Paulo Sérgio Pinheiro, coordenador geral do NEV/CEPID/FAPESP, "Essa inédita mostra, Espectros em Retrospecto vem ajudar a apressar o acerto de contas com os torturadores no Brasil, para nos beneficiarmos de outras visões, revelações em países vizinhos e outros mais distantes. No momento que a revelação da verdade se torna uma exigência da sociedade brasileira, essa mostra ajudará certamente a retirar as escamas dos olhos, como dizia Severo Gomes, daqueles que não querem ou não conseguem ainda ver os legados da ditadura. Para fazer valer a suprema exigência da justiça em relação aos crimes do passado como condição para consolidar a democracia no presente."
Serviço: mostra Espectros em Retrospecto, de 3 a 9/8/2009, no Cinusp Paulo Emílio [Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 04, Cidade Universitária/USP, fone 3091-3540 (entrada gratuita)] e na Galeria Olido [Av. São João, 473, Centro (próximo ao metrô São Bento), fones 3331-8399 ou 3397-0171 (R$ 1,00 e R$ 0,50 (meia entrada)].
Mais informações sobre a mostra e os filmes, entre no site da mostra clicando aqui.
Programação – Filmes
Dia 03/08
16h – Cinusp – O Último a Saber
19h – Cinusp – Que Bom te Ver Viva
Dia 04/08
15h – Galeria Olido – Memória Para Uso Diário
16h – Cinusp – Ação Entre Amigos
17h – Galeria Olido – O Caminho Irracional
19h – Cinusp – Sessão dupla com debate: Sônia Morta e Viva / 15 Filhos
19h30 – Galeria Olido – A História Oficial
Dia 05/08
15h – Galeria Olido – Sessão dupla: Sônia Morta e Viva / 15 Filhos
16h – Cinusp – Sessão dupla com debate: Vala Comum / Trás los Pasos de Antigona
17h – Galeria Olido – Vlado: 30 Anos Depois
19h – Cinusp – O Caminho Irracional
19h30 – Galeria Olido – Ação entre Amigos
Dia 06/08
15h – Galeria Olido – A Morte e a Donzela
16h – Cinusp – Cavallo entre Rejas
17h – Galeria Olido – Em Minha Terra
19h – Cinusp – Matar a Todos
19h30 – Galeria Olido – O Último a Saber
Dia 07/08
15h – Galeria Olido – Sessão dupla: Vala Comum / Trás los Pasos de Antigona
16h – Cinusp – A História Oficial
17h – Galeria Olido – Você Também Pode Dar um Presunto Legal
19h – Cinusp – Memória Para Uso Diário
19h30 – Galeria Olido – Cavallo entre Rejas
Dia 08/08
17h – Galeria Olido – Que Bom te Ver Viva
19h – Galeria Olido – Debate: Cidadão Boilesen
Dia 09/08
17h ás 20h15 – Galeria Olido – Matar a Todos
Programação – Debates
4/8, às 19h00, no Cinusp – Após a sessão dupla dos filmes "15 filhos" e "Sônia morta e viva", com a participação de Janaína Teles, historiadora, autora do livro Os herdeiros da memória: a luta dos familiares de mortos e desaparecidos políticos no Brasil (no prelo) e coorganizadora do Dossiê Ditadura: Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil (1964-1985); Edson Teles, professor de Ética e Direitos Humanos na Universidade Bandeirante de São Paulo; e Marta Nehring, escritora, dirigiu documentários como 15 Filhos (1996), Vizinhos (2004), entre outros.
05/8, às 16h00, no Cinusp – Após a sessão dupla dos filmes "Vala comum" e "Trás los pasos de antígona", com a participação de Rossano Lopes Bastos, arqueólogo; Ítalo Cardoso, vereador (PT-SP), vice-presidente da Comissão Extraordinária de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais da Câmara Municipal de São Paulo; e João Godoy, professor do Curso Superior do Áudio Visual do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP. O mediador será o arqueólogo José Luiz de Morais.
8/8 -19h00 (Galeria Olido) – Após a sessão do filme "Cidadão Boilesen", com a participação de Pedro Asbeg, cineasta, produtor do filme Cidadão Boilesen; Sergio Muniz, documentarista, colaborou no planejamento e instalação da Escola Internacional de Cine y TV (EICTV); João Godoy, professor do Curso Superior do Áudio Visual do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA/USP; Marta Nehring, escritora, dirigiu documentários como 15 Filhos (1996), Vizinhos (2004), entre outros.