Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Junho de 2009. Número 16.

CSBH EM NOTAS



Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
LEITURAS
ESTAS OBRAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

 

Moacir Gadotti e Otaviano Pereira. Pra que PT- Origem, Projeto e Consolidação do Partido dos Trabalhadores. São Paulo. Editora: Cortez, 1989. 370p.

Este é um livro que tem como objetivo documentar e descrever a origem do Partido dos Trabalhadores. O livro conta com documentos oficiais, a carta de manifesto, programa e plano de ação do partido, o projeto político e outros textos que revelam a “certidão de nascimento” do PT. Em prefácio escrito por José Dirceu encontramos uma boa definição da obra: um “instrumento para que a sociedade entenda melhor o PT e suas propostas e uma ferramenta para que cada petista repense seu partido e sua prática política”.

 

 

 

 

 

Benedito Tadeu César. PT: a contemporaneidade possível – Base social e projeto político (1980-1991). Porto Alegre, RS: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002. 395p.

O livro do cientista político Benedito Tadeu César, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trata de pesquisas e discussões acadêmicas sobre o Partido dos Trabalhadores. Seu estudo consiste em analisar o lugar do partido após a reestruturação do mundo do trabalho, que resultou na pluralidade de classes e em outras formas de organização dos trabalhadores. Para a realização da obra, o autor pesquisou os militantes do PT, analisou documentos, estudou encontros nacionais e campanhas políticas nacionais e regionais. O resultado é um livro polêmico que promete instigar seus leitores.

 

 

 

 


 

Marli da Silva Paulo. Trajetória do Partido dos Trabalhadores: da Fundação à Vitória Presidencial.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2004.

Resumo: “Estudo sobre a trajetória do Partido dos Trabalhadores. A partir da leitura existente, depoimentos e materiais produzidos pelo PT, é traçado um histórico do partido, desde a sua fundação até a vitória presidencial, em 2002. Sua forma de organização e o levantamento das propostas de seus diversos segmentos são utilizados para traçar o perfil e a identidade partidária. Através de análises sobre os posicionamentos adotados pelo partido, ao longo de suas existências, busca-se o entendimento sobre o crescimento institucional”.

 

 

OBJETIVA DO CENTRO
 
 

AS FOTOS AQUI REPRODUZIDAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

(Autor desconhecido/Acervo CSBH)

Militante ao lado de cartaz da Campanha Lula Brasil (1994)

(Autor desconhecido/Acervo CSBH)


Lula acena da sacada de comitê eleitoral do PT, durante a campanha presidencial de 1994

(Autor desconhecido/Acervo CSBH)


Lula e Luiza Erundina em comício na Praça da Sé, em São Paulo

 

MEMÓRIA COLETIVA
ESTAS OBRAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

O leitor Mauro di Deus identificou as pessoas que aparecem na fotografia ao lado de Lula em 1987, na faculdade de Direito da Usp: à esquerda de Lula, Dalmo de Abreu Dalari, Gilberto Carvalho e Pedro Dalari; à direita dele, o advogado e hoje ministro do STF Eros Grau.
 

(Acervo CSBH)

 

Ajude o CSBH a identificar o acervo iconográfico!

 

 
Quem aparece nessa foto da platéia do 4º Encontro Nacional do PT, em 1986?

(Vera Iursys/Acervo CSBH)


Platéia no 4º Encontro Nacional do PT, em 1986

As pistas devem ser enviadas ao endereço: [email protected]

1980. AGORA EU SOU UMA ESTRELA
Na certidão de nascimento assim estava escrito: Em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1980, um domingo, às 11:30 horas, foi fundado o Partido dos Trabalhadores. A tomada do plenário captada pelas lentes do fotógrafo Juca Martins – a quem agradecemos a gentileza de permitir a utilização dessa sua imagem em nosso boletim – , no Colégio Sion, registra um retrato instigante das muitas histórias e pessoas que participaram da fundação do PT. Com o objetivo de estabelecer a lista dos presentes no momento inaugural do partido, o CSBH pede aos leitores do nosso boletim CSBH EM NOTAS e aos militantes que nos ajudem a reconhecer e a contatar as pessoas registradas por Juca Martins nesta foto:
(Juca Martins/Olharimagem)

Para ajudar na busca, observe o destaque da foto:

(Juca Martins/Olharimagem)


Veja também os destaques das edições anteriores.

As informações podem ser enviadas para [email protected]
 

Expediente


Edição e Redação:Gláucia Fraccaro e Carlos Menegozzo

Equipe do CSBH:
Aline Fernanda Maciel, Carlos Henrique Metidieri Menegozzo, Dainis Karepovs, Gláucia Cristina Candian Fraccaro, Maria Carolina Moraes, Mário Fernandes Ramires, Melissa Lourenço Machado, Patrícia Rodrigues da Silva, Wellington Lopes Goés.

`