Atualizado em 16/6

Começa em julho a Jornada de Formação para filiados e filiadas do PT, organizada pela Secretaria Nacional de Formação Política, pela Fundação Perseu Abramo e secretarias estaduais de Formação Política. A meta é atingir 100 mil filiados/as de todo o país ao final da jornada. Deverão ser realizados cursos em Porto Velho, Salvador, Brasília, Manaus, Belém e Recife.

Entre os principais objetivos da jornada estão a compreensão da história do PT, sua estrutura de funcionamento (núcleos, diretórios, setoriais, encontros e congressos), a história das principais Resoluções do Partido, particularmente do 3º Congresso, diretrizes do Projeto Nacional do PT, relação entre o projeto do PT para a sociedade em nível local e o Projeto Nacional, o estímulo à participação nas instâncias partidárias, nos movimentos e outros espaços públicos de participação social etc.

A Jornada deverá acontecer em três etapas, de acordo com necessidade identificada pela SEFP, considerando o número de municípios e de filiados. A primeira etapa será regional e prevê a apresentação dos conteúdos e da proposta metodológica de abordagem dos temas para secretários estaduais e municipais de Formação Política e militantes com consolidada experiência de formação e disponibilidade para realizar o calendário das atividades municipais; a segunda etapa, que será estadual, para preparação dos militantes que realizarão as atividades de formação nos municípios, com apresentação e debate dos conteúdos e proposta metodológica (deverão participar secretários/as municipais de Formação e militantes responsáveis pelas atividades de formação dos filiados nos municípios); e na terceira etapa, que será municipal, com os filiados.

Mobilização Nacional de Formadores

Como estratégia para formar 100 mil filiados e desde já contribuir com a criação da Escola Nacional de Formação, será montado um Cadastro Nacional de Formadores, que será alimentado a partir de listas de militantes do PT que tenham diferentes experiências com formação (professores, educadores, militantes dos movimentos sociais). As inscrições devem conter o nome, endereço, experiência de formação e disponibilidade de tempo para realizar atividades de formação nos municípios. As listas devem ser enviadas à FPA e SNFP. Os companheiros/as indicados/as nestas listas deverão se inscrever para os cursos nas Secretarias Municipais de Formação ou nas Secretarias Estaduais de Formação sob coordenação e orientação das Secretarias Estaduais. As inscrições poderão ser feitas diretamente no site do PT Nacional.

Campanha de levantamento da produção e da cultura política local

Como aquecimento à jornada, está sendo realizada uma campanha para o levantamento da produção de cultura política local – poesias, músicas, filmes etc. Os organizadores também estão sendo orientados a enviar para a FPA as resoluções, programas, textos e indicadores produzidos em nível regional, de modo que esse material seja sistematizado e fique disponível nos portais do PT e da FPA. Enviar para [email protected]

Outra orientação da coordenação da jornada formada por equipes da FPA e da SNFP, é a de começar a organização da memória escrita, oral e material do partido nos municípios e nos Estados, para que este material possa ser exposto para os militantes e filiados do PT, visando fomentar o interesse e o cuidado com sua preservação.