O Partido dos Trabalhadores comemora 29 anos nesta terça-feira (10) com ato político seguido de jantar em Brasília. O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP) afirmou que este é um momento de consolidação do partido. “Com o grau de representatividade que o PT tem hoje, a capilaridade que tem e o que representa para o povo brasileiro com o presidente Lula”, disse. “O PT sempre apresentou para o País um projeto nacional, cuja principal característica foi demonstrar que a participação popular na política é uma forma de acumular forças para um projeto de sociedade”, ressaltou Berzoini.

Na avaliação de Berzoini, o partido tem muitos desafios pela frente. “O PT é um partido socialista e, como tal, mesmo com tudo que já realizamos, ainda tem um longo espaço de consolidação, organização nacional e de seu próprio programa de partido”, disse Ricardo Berzoini.

“Precisamos trabalhar com a ideia de que o governo Lula é um passo importantíssimo. Mostrar que é possível fazer transformações importantes mas que nossos objetivos são muitos maiores do que apenas governar o Brasil por um período”, ressaltou o presidente nacional do PT.

O líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP), destacou a importância histórica da legenda. “O PT representa um movimento político e cultural importante na história recente do País. É um partido que prima pelo desenvolvimento econômico e social e que busca a formação de uma sociedade igualitária e solidária, baseada numa hierarquia de valores como fraternidade, solidariedade e democracia”, afirmou.

Vaccarezza ressaltou a busca do PT pela construção de uma sociedade socialista. “O PT já surgiu demarcando campos, com o velho movimento socialista do século XIX e com aqueles que defendiam apenas a melhoria do capitalismo. Introjetamos no movimento socialista do Brasil a concepção de que a democracia tem um valor internacional. É a liberdade de manifestação de todos os segmentos e de todas as lutas por direitos das minorias e contra discriminação sexual, racial e religiosa. No futuro, o moderno é o PT”, afirmou.

O líder do Governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), destacou a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma das grandes vitórias do PT nos últimos 29 anos. “Nesse período, o partido se consolidou por, acima de tudo, dar voz e trazer para a participação política um conjunto de lideranças e uma parcela da população brasileira que não tinham esse protagonismo. Dentre outras coisas, o PT e seus aliados conseguiram ser o instrumento político para trazer à Presidência da República um operário e líder de esquerda, como é o caso do presidente Lula”, afirmou.

Fontana lembrou que, assim como Lula, outros líderes populares foram eleitos “em diversos recantos do Brasil” sob a marca do petismo. “ O PT construiu um conjunto de lutas que estão transformando o Brasil. No futuro, o PT tem que ser cada vez mais um partido para defender a idéia da esquerda no País, a idéia da transformação social, que estamos vivenciando com o presidente Lula”, disse.

Para o líder do Governo, é preciso aprofundar as transformações obtidas até aqui. “O maior desafio para o PT é se fazer consolidar de tal maneira na representatividade social e popular que nos permita eleger a sucessora do presidente Lula, mostrando que o PT e seus aliados têm condições de continuar na Presidência do País”, afirmou.

Da Agência Informes, republicado a partir do Portal do PT em 10/02/2009