FPA no FSM: Movimentos sociais fazem homenagem a Chico Mendes
Por Ana Rogéria, editora da Adital
Belém – A Tenda dos 50 anos da Revolução Cubana, instalada na cidade do FSM 2009, na Universidade Federal do Pará, sediou nesta manhã uma homenagem para aquele que é o maior símbolo da defesa de um modelo de economia sustentável para a Amazônia: Chico Mendes. Vinte anos depois de sua morte, a atividade mostrou que o legado deixado por ele continua vivo.
A ideia, segundo o poeta Pedro Tierra, um dos articuladores da atividade, foi reunir num mesmo espaço pessoas que conviveram com ele e pessoas que, de alguma forma, levam a luta de defesa da região adiante. Representantes do Conselho Nacional de Seringueiros, do Comitê Chico Mendes, lideranças indígenas e ativistas ambientais estavam presentes no evento promovido pela Fundação Perseu Abramo.
“Num momento singular que as esquerdas do mundo vêm tecendo, construindo, Chico Mendes marca pela vida que teve, pelo significado que teve e pelo que tem a ver com a temática que será inevitavelmente abordada durante o fórum que é a questão da sustentabilidade ambiental”, explicou Tierra.
A atividade contou com o lançamento do livro “Vozes da Floresta” e da publicação com os anais da sessão solene do Congresso Nacional em homenagem ao líder seringueiro, assassinado em Xapuri, no estado do Acre, há 20 anos. A programação também contou com a leitura do poema “O grito verde que anda”, de Pedro Tierra.
A homenagem se completou com o “Pentágono da Paz”, onde em cada um dos vértices foi plantada uma muda de seringueira. As mudas foram plantadas por representantes dos continentes.
“Com todo o significado que a palavra pentágono tem para a humanidade inteira, de morte, de guerra, de opressão dos povos, o nosso pentágono se contrapõem, fazendo referência à paz, à justiça”, falou o poeta.
Saiba mais sobre o evento:
– Homenagem a Chico Mendes tem depoimentos e plantio de seringueiras
– Ato em memória de Chico Mendes é marcado pela emoção e esperança
– Chico Mendes é homenageado com plantio de seringueiras
—
Para informações sobre a programação da FPA no FSM 2009, clique aqui.