Seminários como O Novo Nordeste e o Brasil, os debates sobre as reformas, o ciclo de seminários de capacitação de prefeitos eleitos pelo PT em 2008 foram apenas algumas das atividades realizadas pela FPA em 2008.

I – Seminários, debates e oficinas realizados no Brasil e no exterior

– Seminário O Novo Nordeste e o Brasil (15 a 17/05/2008, Teresina/PI).

– seminários, em Brasília, “Reforma Política e Reforma Tributária” (26/03/2008), “Reforma da Educação e Reforma Urbana” (7/05/2008), parte da programação do Movimento pelas Reformas Democráticas, em parceria com as Fundações João Mangabeira (PSB), Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT), Republicana Brasileira (PRB) e Instituto Mauricio Grabois (PCdoB).

– Seminário Nacional da Juventude Negra, organizado pelas secretarias Nacionais de Formação Política e de Juventude do PT, FPA e Fundação Friedrich Ebert (São Paulo, 7 a 10/02).

– I Seminário Nacional de Mulheres Jovens do PT, organizado pela Secretaria Nacional de Juventude do PT, com apoio da Fundação Friedrich Ebert e da FPA (São Paulo, 19 a 21/04)

– Oficina Formação Política, organizada pela SNFP e FPA, no escritório do PT (Brasí­lia, 9/05).

– Curso de formação para vereadores e candidatos na região Norte (Belém/PA, 12 e 13/05; Manaus, com participantes dos estados do Amazonas e de Roraima, 6 a 8/06; com participantes do estado do Acre, Rio Branco 13 a 15/06); região Nordeste, com participantes dos estados da Bahia, de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco (Salvador, 6 a 8/06).

– Ciclo de seminários de capacitação para prefeitos/as e vices eleitos em 2008 – organizados pelas secretarias nacionais de Formação Política, de Organização e de Assuntos Institucionais do PT e pela FPA, com a participação de eleitos/as nos seguintes estados: Acre, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Pará, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.

– Debates do ciclo “A propósito” – foram realizados os debates “Condor”, “Movimentos sociais na virada do milênio”, “Linha de Montagem”, “Terra Vermelha”, e “Memórias de mulheres na anistia”.

– Seminário Jornada académica sobre movimientos populares en América Latina” realizado em parceria com a Universidad Nacional de Tres de Febrero, da Argentina (Buenos Aires, 08/05/2008).

– Lançamento do livro “Periscópio internacional – notícias do mundo”, de Kjeld Jakobsen, editado pela EFPA (fev/2008).

– Seminário China: qual socialismo?, realizado em São Paulo, 19 e 20/05/2008, em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais do PT.

II – Participação da FPA em atividades internacionais

– XIV Encontro do Foro de São Paulo (Montevidéu, 22 a 25/05/2008).

– Seminários “La integración sudamericana: entre el discurso y la realidad”, promovido pela Fundação Friedrich Ebert-FES/Argentina (Buenos Aires, 03/06/2008); “Construyendo ciudadanía – las políticas sociales progresistas de los gobiernos del Cono Sur do ciclo Hacia un consenso progresista desde el Sur”, realizado pela FES Regional e Rede de Fundações Progressistas (Montevidéu, 28 e 29/8);” Los desafíos de las democracias en América Latina y el papel de la izquierda”, realizado pelo CEPES/Fondation Jean Jaurès/FES (Buenos Aires, 29 e 30/9); “Os partidos e a construção de uma governabilidade política e social”, realizado pela Rede de Partidos Políticos Progressistas do Cone Sul da FES Regional/SRI/FES Brasil (26 e 27/11, SP)

– ciclo de debates sobre construção partidária entre o Partido Socialista da Argentina e Partidos Políticos do Cone Sul – FES Regional (10 e 11/7, Buenos Aires)

– inauguração da sede da Fundación Líber Seregni, do Frente Amplio do Uruguai (27/8, Montevidéu)

– Encontros: petistas no exterior e Reuniões com a Fundação Mário Soares e Missão Brasileira da CPLP em Portugal (13 a 16/9, Lisboa); encontro internacional Pour un internationalisme de nouvelle génération preparatório ao congresso do Partido Comunista Francês (15 e 16/11, Paris); Encontros com Chato Peredo, conselheiro do presidente Evo Morales e dirigente do MAS/Bolívia, Pepe Mujica e Lucia Topolanski, senadores do Frente Amplio, Uruguai (Montevidéu, 1/8)

– Foro Anual del Progresismo 2008” Democracia, desarrollo e inclusión social – un nuevo consenso progresista para el Cono Sur – Fundación Chile 21/FES/FJJ/FPI (13 e 14/11, Santiago do Chile)

– colóquio internacional Le marché et le socialisme sot-ils durablement compatibles? – Fondation Gabriel Peri e Rosa Luxemburg Stiftung (13 e 14/11, Paris).

– encontro com Jose Arbesur e Orlando Silva, chefe do Depto. Américas e chefe da sessão Cone Sul respectivamente do PC de Cuba (29/9, FPA); Carlos Portillo, Secretário Nacional de Formação da Juventude Comunista e membro da Direção Nacional do Partido Comunista do Paraguai (9/10, FPA)

III – Livros: lançamentos, reedições e reimpressões

Lançamentos
– Revista Perseu (do Centro Sérgio Buarque de Holanda da FPA), Periscópio internacional: Notícias do mundo, de Kjeld Jakobsen (parceria FPA, Instituto Rosa Luxemburg e Secretaria nacional de Relações Internacionais do PT); O negócio do Michê: A prostituição viril em São Paulo

– 4 edições de Leituras críticas – Evaldo Cabral de Melo (organizado por Lilia M. Schwarcz), Silviano Santiago (organizado por Eneida Leal Cunha), Boris Fausto (organizado por Ângela M. Castro Gomes), e Leonardo Boff (organizado por Juarez Guimarães), Coleção Intelectuais do Brasil, em co-edição com Editora da UFMG.

– Muitos caminhos: uma estrela, de Alexandre Fortes e Marieta de Moraes Ferreira (orgs.), com depoimentos de Apolonio de Carvalho, Antonio Candido, Manoel da Conceição, Avelino Ganzer, entre outros.

Reedições e reimpressões
Mídia: Teoria e política, de Venício A. de Lima, Poder local e socialismo, de Celso Daniel, Marina Silva, Miguel Rosseto e Ladislau Dowbor (Coleção Socialismo em Discussão); Introdução à economia solidária, de Paul Singer; Relações internacionais do Brasil – De Vargas a Lula, de Paulo Fagundes Vizentini (Coleção – História do Povo Brasileiro) – 3ª ed., atualizada; Retratos da juventude brasileira: Análises de uma pesquisa nacional, de Helena Wendel Abramo e Pedro Paulo Martoni Branco (parceria com Instituto Cidadania); Rebeldes e contestadores: 1968 – Brasil, França e Alemanha, de Marco Aurélio Garcia e Maria Alice Vieira (orgs.); Dos filhos deste solo – Nilmário Miranda e Carlos Tibúrcio.

Participação em feiras e eventos
20ª Bienal do Livro – São Paulo (14 a 24/8); Primavera dos Livros São Paulo (25 a 28/9, SP); feira de livros: (Belo Horizonte, 16/8), Encontro Regional da Anpuh (São Paulo , 8 a 12/9), Espaço Educ (PUC/SP, 15 a 25/10), ANPEd (Caxambu/MG, de 19 a 22/10), ANPOCS (Caxambu/MG, de 27 a 31/10), Feira de Livros da USP Leste (Campus Leste/SP, 29 a 30/10) e Feira de Livros da USP (Cidade Universitária/SP, 12 a 14/11), 14º Curso anual do NPC (Rio de Janeiro, 19 a 23/11); Apresentação dos livros “Rebeldes e contestadores”, e “A luta Armada”, além da revista “Teoria e Debate Especial 1968” (8/10, na Mostra 1968 vou ver, em São Paulo).

Eventos de lançamentos de livros
“Muitos caminhos: uma estrela” (18/8, na FPA/São Paulo, e 9/9, Porto Alegre, 29/9, RJ); “O Negócio do Michê: prostituição viril em São Paulo”, (25/9, Goiânia, e 8/10, na Universidade Federal de São Carlos); revista “Perseu” edição n ° 2 da (Anpuh, Caxambu/MG, 10/9)

IV – Pesquisas

O NOP deu início à pesquisa Diversidade Sexual e homofobia no Brasil – Intolerância e respeito às diferenças sexuais nos espaços público e privado. A partir da elaboração do questionário da pesquisa – seminários com organizações que atuam no movimento GLBT foram coletadas 2 mil entrevistas, em todo o Brasil, focando a questão do preconceito e da discriminação contra os que não se pautam pelo padrão heterossexual. Estão previstas ainda 480 entrevistas com pessoas da comunidade GLBT, residentes nas regiões metropolitanas do país. Os resultados da primeira etapa da pesquisa foram apresentados em seminários realizados e São Paulo, Belém, Porto Alegre e Santa Catarina.

V – Revista Teoria e Debate

Além das cinco edições normais da revista, foi lançada a edição especial e extraordinária sobre os 40 anos dos movimentos e manifestações de 1968, dando o devido peso às lutas operárias de Contagem (MG) e Osasco (SP).

VI – Novidades no portal FPA

Página Socialismo em Discussão – Página eletrônica criada em abril de 2008, editada por Juarez Guimarães, apresentando várias esferas da vida, sob o enfoque do socialismo como forma de civilização alternativa ao modo de organização capitalista.

Boletim CSBH EM NOTAS – Mantendo sua regular publicação mensal, o informativo eletrônico do CSBH-FPA alcançou em dezembro de 2008 o seu décimo número.

Crise em debate – espaço criado no portal FPA em 15/10/2008 para subsidiar o debate sobre a crise. Estão publicados 50 textos entre matérias e entrevistas coletadas dos meios de comunicação ou escritos especialmente para a seção.

Curso para vereadores – criada e editada área para fornecer conteúdo on line dirigido a vereadores.

Evolução das pesquisas eleitorais – Publicação das atualizações das pesquisas eleitorais 2008 em 66 municípios no 1º turno e 55 no 2º turno.

Especial Antonio Candido – criada em 24/08 a página em homenagem a Antonio Candido, com textos, depoimentos e imagens.

40 anos de AI-5
– área criada para marcar a data de 40 anos do ato de exceção que mudou a vida política do país. Reunião de textos escritos para a página especial “30 anos de AI-5: ão vamos esquecer” do portal FPA e de novos artigos.

`