Acontece hoje a comemoração dos 70 anos de Leonardo Boff. Na ocasião, serão lançados o livro “Leituras críticas sobre Leonardo Boff”, organizado por Juarez Guimarães e editado pela Editora Fundação Perseu Abramo e pela Editora da UFMG. O livro inclui uma longa entrevista com Boff, feita pelo próprio organizador, e ensaios de diferentes autores como João Batista Libânio, companheiro na Teologia da Libertação e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Juan José Tamayo, teólogo e filósofo espanhol, e Paulo Agostinho Nogueira Baptista, doutor em Ciências da Religião.

Com cerca de 89 livros publicados em quatro décadas, a obra de Boff constitui um profundo e complexo desafio à interpretação. Erudita, crítica, original, ela dialoga com vários campos do conhecimento, buscando sempre as perspectivas mais amplas. Através de sua obra, Boff, nascido em Santa Catarina, em 1938, deu expressão a um dos mais importantes movimentos do cristianismo, a Teologia da Libertação, o que lhe valeu severa punição pela dogmática conservadora do Vaticano.

“Leituras Críticas de Leonardo Boff”, com organização de Juarez Guimarães, é o quarto volume da Coleção Intelectuais do Brasil, lançada no início deste ano pelas Editora UFMG e Editora Fundação Perseu Abramo. Títulos da coleção já lançados: Leituras críticas sobre Boris Fausto, Leituras críticas sobre Evaldo Cabral de Mello e Leituras críticas sobre Silviano Santiago.

Leituras críticas sobre Leonardo Boff
Juarez Guimarães (org.)
Editora UFMG e Editora Fundação Perseu Abramo
Área: Teologia da Libertação/Sociologia
Coleção: Intelectuais do Brasil
Nº páginas: 208
ISBN: 978-85-7643-065-0 (Editora Fundação Perseu Abramo) e 978-85-7041-722-0 (Editora UFMG)
Preço: R$ 36,00

`