Durante a realização do Fórum Social Mundial inúmeras organizações realizam seus encontros setoriais. Para a edição 2009, já estão convocados o Fórum de Autoridades Locais da Amazônia, o Fórum de Autoridades Locais, Fórum Mundial de Educação, o Fórum Mundial de Juízes, o Fórum Parlamentar Mundial, Fórum Mundial de Teologia e Libertação, e o Fórum de Ciência e Democracia. Veja detalhes abaixo.

FAL e FALA – I Assembléia do Fórum de Autoridades Locais da Amazônia (FALA) e a VIII Assembléia do Fórum de Autoridades Locais (FAL), Belém, dias 30 e 31/01/2009, no Hangar-Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Promovido pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Coordenadoria de Cooperação Internacional, e pelo Grupo Promotor da Red FAL. O FALA pretende ser uma ferramenta para a integração, reunindo governantes amazônicos em busca de soluções aos problemas de pobreza e destruição dos recursos naturais da região.
Mais informações: www.falfala.org / www.redfal.org

VI Fórum Mundial de Educação – Belém, dias26 e 27/01/2009, (local a ser definido), de janeiro e visa possibilitar a construção de redes que incorporam pessoas, organizações e movimentos sociais e culturais locais, regionais, nacionais e mundiais para confirmar a educação pública para todos e todas como direito social inalienável, garantida e financiada pelo Estado, nunca reduzida à condição de mercadoria e serviço, na perspectiva de uma sociedade solidária, radicalmente democrática, igualitária e justa.
Mais informações: Secretaria Executiva do CI-FME/Fone/Fax: 55 (11) 3021-0670
E-mail: [email protected] / www.forummundialeducacao.org

V Fórum Mundial de Juízes – Belém, de 23 a 25/01/2009, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, com o tema central “Judiciário, Meio Ambiente e Direitos Humanos”, e tem o objetivo de promover a união dos países por um judiciário democrático e preocupado com a inclusão social.
Mais informações: www.forumjuizes.org

Fórum Parlamentar Mundial – Belém, de 28 a 30/01/2009, com os temas Presente e futuro da Amazônia (projetos de desenvolvimento, integração regional, comunicação, paz e política de segurança, mudanças climáticas e biodiversidade, populações tradicionais); Processo de integração regional, institucionalidade democrática da integração, parlamentos regionais; Migrações.
Contatos e mais informações: [email protected]

III Fórum Mundial de Teologia e Libertação – Belém, de 21 a 25/01/2009, com o objetivo de formar uma rede internacional de teologias contextuais herdeiras e/ou identificadas com a Teologia da Libertação, proporcionar um espaço aberto de encontro para uma interação vívida e refletida da teologia com a sociedade contemporânea.
Mais informações: Secretaria do Comitê Local do III FMTL – (91) 4006.9060 / Belém – PA – Brasil – e-mail: [email protected]

Fórum de Ciência e Democracia – (local e data a confirmar) -criado por ONGs, Organizações da Sociedade Civil (OSC), sindicatos e representantes da comunidade científica mundial, o fórum tem por objetivo estender os princípios democráticos para os campos da ciência e da tecnologia, e para apoiar novas iniciativas e novas formas de parcerias entre os movimentos sociais, dos cidadãos, e o mundo da pesquisa científica e tecnológica.
Mais informações: http://fsm-sciences.org

Com informações do site Fórum Social Mundial 2009 Amazônia

`