Os seminários de capacitação de prefeitos e vices do PT eleitos em 2008 estão acontecendo simultaneamente em diversas regiões do país. O primeiro foi realizado no Acre nos dias 14, 15 e 16 de novembro, reunindo os eleitos/as em Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas; e no último final de semana, aconteceram os seminários de Salvador, reunindo eleitos/as em Sergipe e Bahia; e o de Porto Alegre, com eleitos/as de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No seminário de São Paulo participaram os eleitos/as de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os seminários de capacitação de prefeitos e vices do PT eleitos em 2008 estão acontecendo simultaneamente em diversas regiões do país, levando a discussão sobre “O Modo Petista de Governar e a Construção do Plano de Governo”, “Governabilidade, Composição e Coordenação de Governo”, “Transição de Governo: Desafios Jurídicos e Administrativos e Finanças Públicas”, além da oficina “Orientações e instrumentos para a transição e início de governo”. O primeiro foi realizado em Rio Branco/AC nos dias 14, 15 e 16 de novembro, reunindo os eleitos/as em Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas; e no último final de semana, aconteceram os seminários de Salvador/BA, reunindo eleitos/as em Sergipe e Bahia; e o de Porto Alegre, com eleitos/as de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No seminário de São Paulo participaram os eleitos/as de São Paulo e Rio de Janeiro.

Ainda estão previstos os seminários de capacitação em Belém/PA (5 a 7/12), com os eleitos/as do Amapá, do Pará e do Maranhão; e Recife/PE (28 a 30/11), com os eleitos/as de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará, do Rio Grande do Norte, do Piauí e de Alagoas; e, nos dias 10 e 11/12, a cidade recebe os eleitos/as de Minas Gerais e Espírito Santo (local a confirmar). O seminário para eleitos/as nos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins terá local e data marcados em breve.

Para a diretora da FPA e coordenadora do ciclo de seminários de capacitação de prefeitos/as, Selma Rocha, que acompanhou o evento de São Paulo, as discussões que foram feitas mostram que é muito importante que os eleitos sejam capazes de realizar seu programa de governo, de cumprir o compromisso com os eleitores, e de tornar clara a coerência, a relação do programa apresentado, as propostas que defenderam, e o projeto nacional em curso no Brasil capitaneado pelo presidente Lula. Selma enfatizou que “essa coerência foi muito discutida, e precisa ficar clara para os eleitores. É preciso mostrar o dano que a concepção neoliberal causou tanto no nível federal como também nos governos locais, e a necessidade de o país superar essa visão e tocar o programa petista que inclui justiça social, garantia dos direitos sociais, crescimento e desenvolvimento econômico, desenvolvimento local sustentável, a defesa ambiental”. O teor da discussão, segundo ela, de temas que pudessem capacitar os prefeitos, ajudando-os a lidar com esses desafios assegurando, também, a realização desse debate nacional.

O diretor da Fundação Perseu Abramo, Flávio Jorge, acompanhou o seminário de Salvador e em entrevista ao site do PT-BA relacionou três fatores importantes do evento: a vontade de acertar dos eleitos, a qualidade cultural, intelectual e política dos futuros governantes e “o perfeito entendimento dos desafios que serão enfrentados por todos ao assumirem seus mandatos e a necessidade de continuidade do processo”.

Em todas as avaliações apresentadas pelos participantes dos seminários foram destacados a importância da troca de experiências entre os prefeitos reeleitos e aqueles que estarão à frente das gestões municipais pela primeira vez, bem como a necessidade de mais eventos/encontros para os gestores petistas.

Os seminários já realizados

Rio Branco – para eleitos/as em RR, RO, AM, AC – do evento participaram o ex- governador do Acre Jorge Viana e o atual, Binho Marques, o presidente do PT-AC Leonardo de Brito, o presidente da FPA Ricardo de Azevedo, o representante da Executiva Nacional do PT Renato Simões, o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, e a senadora Fátima Cleide, além de parlamentares e dirigentes petistas. Os participantes destacaram como pontos positivos do seminário: o repasse da experiência dos prefeitos reeleitos; a visão abrangente da gestão municipal; as alternativas para as relações do dia-a-dia, tanto administrativas como políticas. Do total de 55 participantes: 14 prefeitos/as, 6 vices, 7 integrantes de equipes, e os demais eram assessores, dirigentes partidários etc. Saiba mais sobre o seminário no site do PT-AC clicando aqui.

Mesa com participantes do seminário em Rio Branco/AC
(Foto: site PT-AC)

Salvador – para eleitos em SE e BA – participaram do seminário os presidentes do PT-BA, Jonas Paulo e do PT-SE Márcio Macedo, o deputado federal Zezeu Ribeiro, o presidente do PT-BA Jonas Paulo, o secretário de formação política do PT-SE Lourival Júnior, o diretor da FPA Flávio Jorge, e parlamentares e dirigentes do PT. Entre as avaliações dos presentes foi destacada a importância da troca de experiências e a oportunidade de relacionamento entre gestores reeleitos e novos gestores. Saiba mais sobre o seminário no site do PT-BA clicando aqui.


Platéia do seminário em Salvador/BA
(Foto site PT-BA)

São Paulo – para eleitos em SP e RJ – participaram do evento o presidente do PT-SP Edinho Silva, a secretária de Formação do PT-RJ, o secretário Nacional de Formação Política PT, e a diretora da FPA Selma Rocha. Entre as avaliações dos participantes foi destacada a quantidade de informações que podem subsidiar as gestões petistas e a necessidade de realização de novos encontros como este para a troca de experiência entre os gestores petistas. Do total de 58 participantes: 22 prefeitos/as, 12 vices, 7 integrantes de equipes, e os demais eram assessores, dirigentes partidários etc.

Porto Alegre – para eleitos/as em SC e RS – participaram os deputados federais Henrique Fontana (RS) e Carlito Meers (SC), prefeito eleito de Joinvile/SC, o secretário de Assuntos Internacionais do PT Valter Pomar, o presidente da FPA Ricardo de Azevedo, parlamentares e dirigentes do PT. A abertura do evento contou com a participação do presidente do PT-RS, Olívio Dutra, e do ministro da Justiça Tarso Genro. Presentes, 33 prefeitos e 31 vice-prefeitos, além de 120 dirigentes partidários e convidados. Saiba mais sobre o seminário no site do PT-RS clicando aqui.

Mesa de Abertura do Curso Capacitação de Prefeitos e vices do PT em Porto Alegre/RS
(Foto Eduardo Quadros – Photusgraph)


Os seminários programados

Região Norte
. Belém/PA – 5 a 7/12 – municípios de PA, AP, MA

Região Nordeste
. Recife/PE – 28 a 30/11 – municípios de PE, PB, CE, RN, PI, AL

Região Centro-Oeste
. Brasília/DF – municípios de MT, GO, MS, TO (local e data a confirmar).

Região Sudeste
. Brasília/DF – 10 e 11/12 – municípios de MG e ES (local a confirmar).

Atualizado em 25/11/2008 às 14:51