A biografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva escrita por Denise Paraná volta às livrarias a partir dessa segunda-feira, dia 2 de novembro. Esta terceira edição, atualizada, surge num momento oportuno, já que está em andamento um filme baseado no livro, com direção de Fábio Barreto e produção de Luís Carlos Barreto. O longa-metragem, com roteiro da própria Denise, deverá ficar pronto em 2009.

Lançado originalmente em 2002 (primeira edição pela EFPA), com sucesso de público e crítica, inclusive no exterior, “Lula, o filho do Brasil” retoma as primeiras lembranças da infância de Luiz Inácio Lula da Silva e acompanha sua trajetória em vários momentos marcantes também para a história do Brasil. Para se manter estritamente fiel aos fatos, Denise Paraná entrevistou Lula e seus irmãos, compondo o que Antonio Candido chamou de “panorama do comportamento e dos sentimentos da classe oprimida.”

São depoimentos sinceros e surpreendentes, que lançam luz sobre a figura carismática do atual presidente do Brasil, e também sobre sua família, símbolo da luta dos migrantes nordestinos contra as adversidades de um país socialmente e economicamente desigual. Com forte base teórica, o livro esclarece como os oprimidos passaram da “cultura da pobreza” à “cultura da transformação”, e a partir da liderança de Lula, passaram a lutar pela essência do socialismo: uma sociedade na qual a distribuição de bens seja tão importante quanto sua produção.

Originalmente uma tese de doutorado em História defendida na USP, o livro tem 528 páginas, custa R$ 40,00 e está à venda também na livraria virtual da Editora Fundação Perseu Abramo.