O prazo para a inscrição de organizações que desejam propor atividades autogestionadas durante o Fórum Social Mundial 2009, em Belém, foi ampliado até o dia 14 de Novembro. Nesta primeira etapa, apenas organizações, redes e movimentos da sociedade civil estão convidados/as a fazer o registro. Em breve estarão abertas também as inscrições de participantes individuais, veículos de imprensa e atividades culturais, além das atividades descentralizadas de Belém Expandida.

O FSM 2009, que acontecerá entre 27 de janeiro e 01 de Fevereiro de 2009, em Belém (Pará, Brasil) terá centenas de atividades autogestionadas, propostas e realizadas por organizações da sociedade civil de todo o planeta.

A inscrição de organizações deve ser feita através do site http://inscricoes.fsm2009amazonia.org.br. O cadastro de organizações permite também a inscrição de uma ou mais atividades autogestionadas para o território do FSM. Organizações inscritas até o dia 14 de Novembro podem alterar ou cadastrar atividades até o dia 30 de Novembro.

A realização do Fórum Social Mundial na região amazônica, além da importante representação simbólica, pretende prestar visibilidade para a temática da conservação dos recursos naturais e o respeito à pluralidade de modos de vida que vêm sendo ameaçados pelo avanço do processo de globalização neoliberal.

Além disso, a Amazônia reúne nove paises, milhares de povos indígenas com centenas de línguas e uma diversidade socioambiental das mais ricas do planeta. Possui também grandes contrastes sociais e hoje é vista como região estratégica para o planeta.

Belém expandida

O FSM inaugura, em 2009, uma nova modalidade de participação de entidades, movimentos e organizações da sociedade civil. Será um território virtual que está sendo construído para abrigar iniciativas descentralizadas pelo mundo e conexões com o território amazônico. A idéia é possibilitar a participação de entidades que não poderão estar presentes em Belém, promovendo a troca de experiências, a construção de convergências e o fortalecimento das alianças.

Qualquer organização, movimento, grupo ou entidade em qualquer parte do planeta poderá inscrever e realizar uma atividade na sua própria cidade ou país, podendo estabelecer conexões com outras atividades do FSM 2009.

Os momentos de interconexão entre as atividades poderão ser feitos através da internet (em chats de texto, áudio ou videoconferências), ou utilizando outras formas de comunicação (transmissões de rádio, cartas e outros).

Os participantes das atividades de Belém Expandida podem utilizar o site OpenFSM (http://openfsm.net) para buscar parceiros para as suas conexões, localizar organizações semelhantes em outros países e construir convergências antes, durante e depois do FSM 2009.

Mais informações no http://www.fsm2009amazonia.org.br/