Nota sobre “Terra Vermelha”

A Fundação Perseu Abramo exibirá na terça-feira, 28 de outubro, o filme “Terra Vermelha”. Dirigida pelo italiano Marco Bechis, a obra trata dos conflitos entre indígenas e fazendeiros no Mato Grosso do Sul. A exibição, que acontecerá no auditório da Fundação, faz parte do ciclo de debates “A propósito”, evento promovido pelo Centro Sérgio Buarque do Holanda da FPA.

Co-produção Brasil-Itália, “Terra Vermelha” parte de um fato real, o suicídio de duas meninas Guarani-Kaiowá, para tratar das tensões entre comunidades indígenas e donos de terra na região de Dourados, no MS. A obra é fruto do esforço conjunto da produtora italiana Classic SRL e da Gullane, núcleo de produção brasileiro responsável por filmes como “O ano em que meus pais sairam de férias”, de Cao Hamburger, “Carandiru”, de Hector Babenco, “Bicho de sete cabeças”, de Laís Bodanzky, e pelo seriado de TV Alice, que estreou em setembro em toda América Latina.

O evento terá, além da exibição do filme, debate com Marco Bechis e Luiz Bolognesi, respectivamente diretor e roteirista da obra. Estarão presentes para a conversa, também, Ambrósio Vilhalba, Abrisio Silva Pedro, Ademilson Concianza Verga, Alicélia Cabrera, Eliane Juca da Silva representantes de comunidades indígenas do MS.

“Terra Vermelha” abriu a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e foi exibido na competição oficial do Festival de Veneza. Ainda inédita no Brasil, a obra tem lançamento oficial no país programado para 28 de novembro.

Serviço:
Exibição do filme “Terra Vermelha”, seguida de debate com o diretor Marco Bechis, o roteirista Luiz Bolognesi e Ambrósio Vilhalba, Abrisio Silva Pedro, Ademilson Concianza Verga, Alicélia Cabrera, Eliane Juca da Silva, representantes de comunidades indígenas do MS.
Quando: dia 28/10, às 19:00
Onde: Fundação Perseu Abramo – rua Francisco Cruz, 234 (próximo ao metrô Vila Mariana)
Importante: o auditório tem vagas limitadas. É preciso confirmar presença pelo telefone 5571.4299 – ramal 125.