Terra Vermelha, filme dirigido pelo italiano Marco Bechis, será exibido na Fundação Perseu Abramo no dia 28 de outubro, terça-feira, às 19:00, como parte do evento A Propósito, organizado pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda, da FPA. Na ocasião, estarão presentes o diretor, Bechis, e o roteirista Luiz Bolognesi, conhecido por seu trabalho em O Bicho de Sete Cabeças e Chega de Saudade (ambos dirigidos por Lais Bodanzky). Eles estarão à disposição para perguntas após a exibição.

O filme, uma co-produção Brasil/Itália, baseou-se no caso verídico do suicídio de duas meninas Guarani-Kaiowá para tratar do conflito pela terra entre as comunidades indígenas e grandes fazendeiros. Para os Kaiowás, a terra onde vivem representa um verdadeiro patrimônio espiritual – não se consideram propietários da terra, mas parte integrante dela. Terra Vermelha foi inteiramente rodado no Mato Grosso do Sul, e utilizou, como protagonistas no elenco, indígenas locais, além de atores como Matheus Nachtergaele.

Diretor e também roteirista, Marco Bechis é conhecido pelo seu cinema engajado. Garage Olimpo, de 1999, trata da ditadura na Argentina, e Hijos, de 2001, parte do mesmo universo para focar no tema dos filhos de desaparecidos que eram adotados por famílias de militares. Ambos os filmes ganharam diversos prêmios mundo afora.

A produção de Terra Vermelha ficou a cargo da italiana Classic SRL e da Gullane, produtora brasileira responsável por filmes como O ano em que meus pais sairam de férias, de Cao Hamburger, Carandiru, de Hector Babenco e Bicho de sete cabeças, e pelo seriado de TV Alice, que estreou em setembro em toda América Latina. Terra Vermelha fará parte da competição oficial do Festival de Veneza.

Serviço:
Exibição do filme Terra Vermelha, seguida de debate com o diretor Marco Bechis e o roteirista Luiz Bolognesi.
Quando: dia 28/10, às 19:00
Onde: Fundação Perseu Abramo – rua Francisco Cruz, 234 (próximo ao metrô Vila Mariana)
Importante: o auditório tem vagas limitadas. É preciso confirmar presença pelo telefone 5571.4299 – ramal 125.

`