Caravana da Anistia julga processos na sede da CNBB
A 11ª Caravana da Anistia acontece na sexta-feira dia 26/9, na sede da CNBB, em Brasília. Lançado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça no dia 4 de abril de 2008, o projeto Caravanas da Anistia tem promovido julgamentos reais dos pedidos de reparação dos danos aos perseguidos pela ditadura militar, e atividades culturais em diversas capitais do país. As atividades têm por objetio principal o resgate da memória do período do regime militar, quando muitos brasileiros perderam a vida, e outros até hoje não tiveram sua verdadeira trajetória esclarecida depois de presos pelos agentes militares. Até 2010, o projeto deve percorrer todos os estados brasileiros e países da América Latina.
No evento de Brasília, serão julgados os requerimentos de pessoas que sofreram perseguição política por motivos ideológicos ou motivações religiosas. Entre os requerimentos a serem analisados, entre outros, estão os do ex-padre Alípio de Freitas, Rui Frazão, Eliana Rolemberg, e o do jornalista Nilmário Miranda, vice-presidente da Fundação Perseu Abramo, que foi preso em 1968 e em 1972, tendo vivido na clandestinidade do final da década de 1960 até início da de 1970.
Estarão presentes na Caravana de Brasília, o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luis Paulo Teles Barreto; o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi; o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão Pires Junior e o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha.
O ato conta com o apoio e participação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), da Igreja Metodista e da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP).
Data: 26 de setembro, 9h30.
Local: CNBB – Auditório D. Helder Câmara – SES – Quadra 801, Conjunto B – Brasília – DF