O PT é o partido com o maior número de parlamentares influentes no Congresso Nacional. Isso é o que revela o levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e divulgado nesta quinta-feira (4). A publicação Os “Cabeças” do Congresso Nacional está em sua 15ª edição e aponta a lista dos 100 parlamentares mais influentes do ano.

Segundo o Diap, o PT tem 27 parlamentares mais influentes, sendo 21 deputados e seis senadores. O PMDB aparece com 17 parlamentares, sendo oito deputados e nove senadores e o PSDB aparece na lista com 14, sendo 11 deputados e três senadores considerados influentes. Já o DEM aparece na lista com oito deputados e quatro senadores. Os demais partidos aparecem com menor índice de influência, na avaliação do Diap.

Do PT, seis parlamentares que faziam parte do grupo em ascensão em 2007 passaram para o seleto grupo de parlamentares mais influentes do Congresso em 2008, afirma o levantamento. “São quatro deputados e dois senadores. Por partido, o PT foi quem mais se beneficiou com a ascensão de parlamentares para o grupo de “Cabeças” do Congresso Nacional. São eles: Dr. Rosinha (PT-PR), que já compôs a lista nos anos de 2001 a 2004; e os deputados Pedro Eugênio (PT-PE) e Vignatti (PT- SC), que chegam pela 1ª vez entre os “Cabeças”.

Estímulo – Para o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), que integra a lista dos mais influentes, o resultado “é um reconhecimento” da qualidade de atuação da bancada do partido. “Esse reconhecimento da qualidade da atuação da bancada, por um órgão insuspeito como o Diap, serve de estímulo ao conjunto de parlamentares para que continuemos nesta linha de atuação. E cada deputado do PT que chega ao Congresso Nacional passou antes por uma longa experiência de militância pelos movimentos sociais da sociedade civil organizada. Então, esta característica no histórico dos deputados do PT é um dos fatores pelos quais a bancada tem sido anualmente bem avaliada pelo Diap”, ressaltou o líder do PT.

O deputado Dr.Rosinha, presidente do Parlamento do Mercosul, também afirma que o resultado do levantamento é um reconhecimento da atuação da bancada federal do Partido dos Trabalhadores. “Os dados do Diap mostram que os parlamentares do PT são os mais atuantes, e que cumprimos nossos mandatos com responsabilidade”, afirmou.

Para o deputado Vignatti, o reconhecimento é fruto das várias funções realizadas no Congresso Nacional. “Trabalhamos com muito empenho na relatoria do PPA no ano passado e pela primeira vez na história o aprovamos antes do Orçamento Anual. Além disso, assumimos Frentes importantes dentro da Casa”, disse. Vignatti assumiu a relatoria do Plano Plurianual (PPA 2008/2011), além de ser presidente da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional e da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa.

Segundo o Diap, são os seguintes deputados mais influentes: Arlindo Chinaglia (PT-SP), Antônio Palocci (PT-SP); Carlito Merss (PT-SC), Cândido Vaccarezza (PT-SP), Dr. Rosinha (PT-PR), Fernando Ferro (PT-PE), Gilmar Machado (PT-MG), Henrique Fontana (PT-RS), Jorge Bittar (PT-RJ), José Eduardo Cardozo (PT-SP), Marco Maia (PT-RS); Magela (PT-DF), Maurício Rands (PT-PE), Pedro Eugênio (PT-PE), Ricardo Berzoini (PT-SP), Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), Tarcísio Zirmmermann (PT-RS), Vignatti (PT-SC), Vicentinho (PT-SP), Virgílio Guimarães (PT-MG) e Walter Pinheiro (PT-BA).

E os seguintes senadores; Aloizio Mercadante (PT-SP), Delcídio Amaral (PT-MS), Eduardo Suplicy (PT-SP), Ideli Salvatti (PT-SC), Paulo Paim (PT-RS), Tião Vianna (PT-AC) .

Publicado na Agência Informes PT