Centro Sérgio Buarque de Holanda. Julho de 2008. Número 05.

CSBH EM NOTAS



Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
LEITURAS



Margaret E. Keck. PT: A lógica da diferença. O Partido dos Trabalhadores na construção da democracia brasileira. São Paulo: Editora Ática, 1991. 360 p.

A compreensão dos movimentos que confluíram para a formação do Partido dos Trabalhadores estiveram, desde a década de 70, ligados à reflexão da historiadora Margaret E. Keck. Este estudo, que aborda desde a transição democrática até a campanha presidencial de 1989, analisa a singularidade deste partido tendo em vista suas relações com as instituições políticas e com os movimentos sociais, sem que haja recusa à qualquer uma dessas frentes de luta.

Entre os temas levantados para discutir a “anomalia” que a consolidação do Partido dos Trabalhadores representava dentro do quadro partidário brasileiro estão o processo de redemocratização do Brasil, as divisões internas do PT e as disputas eleitorais enfrentadas por este.

Esta edição apresenta ainda um caderno fotográfico com o registro de importantes momentos da trajetória do Partido dos Trabalhadores.

 

 

 

 

 

Luis Bilbao. PT Brasil: Una respuesta latinoamericano al desafio imperialista. Argentina: Busqueda, 1990. 122 p.

Aborda de modo panorâmico a trajetória do PT desde sua fundação até as eleições de 1989. Destaca, particularmente, a evolução e o perfil dos movimentos de oposição à ditadura que confluíram para a formação do PT no final dos anos 1970, no contexto de crise do regime de exceção; a participação do PT na campanha de 1989; além das eventuais relações existentes entre a ascensão da esquerda observada no Brasil em fins dos anos 1980 e os embates políticos em curso no Uruguai e em El Salvador.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Jorge Ferreira e Daniel Aarão Reis. Revolução e democracia (1964…). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. 712 p.

Esse é o terceiro volume da coleção “As esquerdas no Brasil” organizada por Jorge Ferreira e Daniel Aarão Reis que pretende registrar a história das esquerdas no Brasil durante todo o período republicano. Participam da empreitada professores que atuam em universidades e em centros de pesquisa de reconhecimento nacional.

Revolução e democracia explora os anos que se seguiram a 1964 e aborda o processo de radicalização política das décadas de 1960 e 1970 que incentivou importantes setores das esquerdas a recorrer às armas com objetivo de implantar o socialismo, como também, nas décadas posteriores, a reorientação no sentido de valorizar a democracia e os direitos da cidadania.

Neste volume encontra-se publicado "O Partido dos Trabalhadores: trajetórias, metamorfoses e perspectivas", texto no qual Daniel Aarão Reis aborda a história do Partido dos Trabalhadores desde sua gênese até as eleições de 2006.

 


Léo Voigt. A formação do Partido dos Trabalhadores – Esboço de reconstrução histórica. Dissertação de Mestrado, UFRS, 1990. 293 p.

Trata-se de um estudo da gênese do PT que envolveu um esforço de "retorno histórico" da origem dos três segmentos fundamentais que constituíram o partido no final dos anos 1970: os grupos da Igreja Católica, os sindicatos e a esquerda organizada. Assim, o autor se dedicou a compreender a heterogeneidade dos grupos que se voltaram ao mesmo projeto de partido e como foi possível estabelecer, no quadro em questão, uma forte identidade política e a unidade partidária. Para Voigt, o PT é a grande novidade histórica da república brasileira e tem um papel muito importante para a construção de um país com justiça social e democracia plena.

 

OBJETIVA DO CENTRO

A seqüência de imagens que segue pertence à coleção do jornal Em Tempo. A seleção abaixo revela a América Latina em franca agitação por liberdade.

(Hector Rensonnet/Em Tempo)

 

 

Familías de desaparecidos em passeata, em frente a sede da Organização dos Estados Americanos (OEA).

 

(Autor desconhecido/Em tempo)

(João R. Martins/ Em Tempo)

Homem caminha em frente à pichação nas ruas de Buenos Aires, em janeiro de 1976, pouco antes do golpe militar.

 

MEMÓRIA COLETIVA

 

(Paula Simas)

Ajude o CSBH a identificar o acervo iconográfico!
Queremos saber: Quem está no palanque junto com Lula no comício da campanha eleitoral de 1989, na Praça da Sé em São Paulo
?


Qualquer pista pode ser enviada ao endereço:

[email protected]

 

 

 

 

 

Expediente


Edição e Redação: Gláucia Fraccaro e Carlos Menegozzo
Equipe do CSBH:
Aline Fernanda Maciel, Carlos Henrique Metidieri Menegozzo, Cleudenice Machado Pólvoa, Dainis Karepovs, Gláucia Fraccaro, Mário Fernandes Ramires, Melissa Lourenço Machado, Patrícia Rodrigues da Silva, Vinícius Ghizini, Wellington Lopes Goés.

`