A Fundação Perseu Abramo e o Partido dos Trabalhadores realizam nos dias 19 e 20 de maio o seminário China: qual socialismo?. Os debates acontecem na sede do PT em São Paulo, na Rua Silveira Martins, 132. Três temas principais serão tratados nessas sessões: estrutura política e o funcionamento do Estado; a economia socialista na China; e a configuração das camadas sociais e o enfrentamento das desigualdades sociais.

As inscrições já estão abertas para as três sessões reservadas (50 pessoas) e a prioridade será dada aos dirigentes do PT e da FPA, colaboradores da SRI do PT, dirigentes de movimentos sociais e intelectuais socialistas. Para o debate aberto ao público (100 pessoas) não é necessário fazer inscrição.

A delegação do Partido Comunista é composta por: Zhang Qihua, representante do PCC e vice-diretora do Gabinete de Estudos da História Partidária do Comité Central do PCC; Zhang Shujun, diretor do Depto. da Administração da Pesquisa Científica do Gabinete de Estudos da História Partidária do Comité Central do PCC; He Xiaobao, conselheiro do Bureau da América Latina do Depto. Internacional do Comité Central do PCC; Wu Guoyou, vice-diretor do Terceiro Depto. de Investigação do Gabinete de Estudos da História Partidária do Comité Central do PCC; Gao Bo, vice-chefe da divisão do Bureau da América Latina do Depto. Internacional do Comité Central do PCC; Sun Xi, secretária estagiária do Bureau da América Latina do Depto. Internacional do Comité Central do PCC, intérprete de espanhol; Pan Mingtao, conselheiro da Embaixada; e Hu Bin, adido civil da Embaixada.

O Seminário é fruto do intercâmbio firmado em 2004 entre o PT e o PC da China. Com essa vinda ao Brasil, a delegação chinesa retribui a visita feita por uma delegação brasileira em setembro de 2007, quando foram realizadas audiências com altos dirigentes do governo e do partido. A delegação brasileira foi composta à época pelos dirigentes do PT Ricardo Berzoini (presidente), Joaquim Soriano (Secretário Geral), Gleber Naime (Comunicação), Romênio Pereira (Organização), Marinete Merss (Assuntos Institucionais), Paulo Ferreira (Finanças), Valter Pomar (Relações Internacionais), Valdemir Garreta (membro da Executiva), Neila Batista (membro da Executiva) e pela diretora da Fundação Perseu Abramo Selma Rocha.

Programação:
19/5 – segunda-feira
10hs às 13hs – Sistema político e funcionamento do Estado da China
15hs às 18hs – Economia socialista de mercado da China

20/5 – terça-feira
10hs às 13hs – Configuração das camadas sociais na China e enfrentamento das desigualdades sociais.
15hs às 18hs – China: qual socialismo?

19hs às 21hs – Debate aberto ao público

Para se inscrever nas sessões reservadas clique aqui

`