No próximo dia 8 de maio a Fundação Perseu Abramo e a Universidad Nacional Tres de Febrero, da Argentina, realizam uma jornada acadêmica com a participação de debatedores dos dois países. Em uma oficina restrita serão abordados os seguintes temas: Origens históricas do varguismo, a aliança varguista e suas mudanças: o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Social Democrático (PSD); Origens históricas do peronismo, o peronismo clássico, a resistência peronista, a radicalização do peronismo; As mudanças do varguismo e o peronismo, semelhanças e diferenças; e o papel das mulheres nesses movimentos.

Entre os debatedores estão confirmados Alberto Ferrari Etcheberry, Samuel Amaral, Eduardo Jozami, Carolina Barry (todos da UNTREF-Argentina) e Ângela de Castro Gomes (Fundação Getúlio Vargas-Brasil), Alexandre Fortes (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Brasil) e Michael Hall (Unicamp-Brasil). Os moderadores serão: José Miguel Amiune, Martín Granovsky, Gustavo Castagnola

Debate aberto ao público

Em sessão aberta ao público (das 18h às 19h30) haverá o debate Movimentos populares na América Latina. Novos movimentos sociais, populismo e social-democracia. A nova configuração política de América do Sul, com a participação dos debatedores José Nun (Secretário de Cultura da Argentina), Eduardo Luis Duhalde (Secretario de Dereitos Humanos da Argentina, Julio Godio (Argentina) e Marco Aurélio Garcia (Unicamp, Assessoria Externa da Presidência da República – Brasil). A moderação do debate fica a cargo do reitor da UNTREF, Aníbal Jozami.

Serviço:
Organização: Fundação Perseu Abramo e Universidad Nacional de Tres de Febrero, da Argentina
Local: Centro Cultural Borges, Buenos Aires
Data: 8 de maio de 2008

`