Teoria e Debate especial sobre a herança de 1968 é lançada em Contagem
Partindo desse princípio, a revista dedica quatro artigos às históricas lutas sindicais que marcaram 68 no Brasil, na mineira Contagem e em Osasco, São Paulo. Os demais textos tratam da herança de 1968 no Brasil e no mundo em termos sociais, políticos, comportamentais e culturais – nesse último caso, com destaque para a música, literatura, teatro e cinema.
Os autores e textos: Marcelo Ridenti (1968 na Mira), Emir Sader (Que Anos Foram Aqueles?), Jean Rodrigues Sales (Luta Política e Memória Social), Andréa Castello Branco (Contagem: A História Contada pelos Protagonistas), Nilmário Miranda (A cidade Operária Símbolo), Marco Aurélio Weissheimer (Osasco: Movimento Deixou Raízes Profundas), Roque Aparecido da Silva (Os Mesmos Ideais), Luís Antônio Groppo (A Revolta Mundial da Juventude e o Brasil), Paulo Speller (UnB, o Sonho), José Carlos Zanetti (No Paraná, o Ano que Foi uma Vida), Walnice Nogueira Galvão (Canção e Poder: Itinerários), Ligia Chiappini (Ditadura e Resistência na Obra de Callado), Izaías Almada (A Força dos Palcos), Toni Venturi (A Realidade Brasileira na Tela) e Alípio Freire (Distorções nas Leituras de 68).
O lançamento em Contagem
No lançamento estarão presentes dirigentes das greves, como Conceição Imaculada (então secretária do Sindicato); Enio Seabra (eleito presidente do Sindicato em 67); Ciro Patrício, Antonio Claret e Delsy Gonçalves de Paula; e o secretário executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, entre outros. Também estarão presentes a prefeita de Contagem Marilia Campos e o prefeito de Guarulhos Eloi Pietá, além de lideranças sindicais e de esquerda das gerações posteriores. Líderes históricos já falecidos serão homenageados.
Antes do lançamento da Teoria e Debate especial Maio de 68 será exibido o filme “Linha de Montagem” de Renato Tapajós, documentário de 90 minutos sobre os movimentos grevistas nas cidades do ABC, em 1979 e 1980.
Serviço:
Lançamento Teoria e Debate especial 1968
Dia 29 de abril de 2008, às 19:00
Local: Sindicato dos Metalúrgicos de BH e Contagem – Av. Camilo Flamarion, 55 – Cidade Industrial. Contagem, MG.
Mais informações:
Fundação Perseu Abramo – Daniel Benevides – assessor de imprensa – 11 8354-5647