CSBH em Notas – nº 02 (abril de 2008)
Centro Sérgio Buarque de Holanda. Abril de 2008. Número 02.
CSBH EM NOTAS
|
LEITURAS
|
Rachel Meneguello.
PT: A formação de um partido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
O trabalho de Rachel Meneguello recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado defendida em 1987. Foi um dos primeiros esforços de investigação acadêmica sobre a formação do Partido dos Trabalhadores. A proposta foi pesquisar o PT sob o enfoque político-organizacional entre 1979 e as eleições de 1982. Meneguello elaborou uma análise de contextualização de surgimento do partido em relação ao processo de abertura política e a emergência dos novos movimentos sociais urbanos da década de 1970. Também abordou a rapidez da organização da base política no estado de São Paulo para a campanha de 1982 e ainda, na segunda parte, apresentou um estudo sobre a caracterização das bases sociais e do eleitor do PT. Ao final, incluiu um breve balanço da trajetória do partido entre as eleições de 1982 e 1988, quando o PT elegeu prefeitos em importantes cidades como São Paulo, Porto Alegre e Vitória. Paulo Sérgio Pinheiro assim se referiu à pesquisa: “O que encanta nesse livro de Rachel Meneguello é um dar-se conta da novidade, sem deslizar para o maravilhamento”.
Núcleo Ampliado de Professores do PT.
Lula: Luís Inácio da Silva: entrevistas e discursos. São Bernardo do Campo-SP: ABCD Sociedade Cultural, 1980.
Reúne entrevistas e discursos de Lula realizados entre as greves de 1978 e a fundação do PT em 1980. Lula aborda a situação do movimento sindical, a proposta de formação de um partido de trabalhadores, suas posições em relação à Igreja, intelectuais e organizações de esquerda, e sua leitura da conjuntura da época, além de sua trajetória pessoal, de Pernambuco ao Sindicato dos Metalúrgicos.
Gilney Amorim Viana.
A revolta dos Bagrinhos – Segrac – Belo Horizonte, 1991. A metáfora do título remete ao domínio dos pequenos peixes em tempos de águas turvas e revoltas. O livro reúne textos produzidos para os seminários da tendência Articulação, realizados entre os anos 1981 e 1991. A proposta de um PT estratégico envolve questões como o crescimento parlamentar e governamental do partido e o seu papel na luta política inserida no contexto da redemocratização do Brasil e do crescente desgaste do Governo Sarney. Além do texto que dá nome ao livro, encontram-se em anexo documentos como a resolução do Primeiro Seminário da Articulação, o relatório da Plenária da Articulação Nacional (1991) e o célebre “Documento dos 113”.
Resumo: "Analisa o conteúdo teórico-político do programa nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1979 até 2000, quando já estava completamente consolidado. Para tanto, foram identificados os principais grupos fundadores e entre eles foram caracterizados aqueles mais diretamente responsáveis pela fundação do partido e pelo desenho de suas respectivas estratégias. Foi apresentada uma periodização e mostradas as principais mudanças durante o período analisado e enfatizados os princípios, valores e diretrizes do partido, entre as quais se incluem a participação popular, a inversão de prioridades e as transformações no papel, na estrutura e no funcionamento do Estado no nível local.
Também foi observado como as diretrizes gerais foram implementadas pelos governos municipais em Fortaleza, São Paulo e Porto Alegre assim como os tipos de dificuldades que foram enfrentadas para implementá-las. Por outro lado, foram analisadas as inflexões produzidas, os progressos alcançados e suas respectivas particularidades em cada administração municipal. Ficou evidenciado que desde o início o PT agiu como um partido programático. Na realidade, a performance do PT como um partido governante começa mais tarde, em 1987, quando esta característica foi assumida. Apesar disto, o programa do partido continuou mais voltado para o plano nacional."
OBJETIVA DO CENTRO
|
(Autor Desconhecido/ Acervo CSBH)
Greve na UFMG pela libertação de presos políticos
(Belo Horizonte, 1978)
(Autor Desconhecido/ Acervo CSBH)
Passeata estudantil no centro de São Paulo – marco de retomada do Movimento Estudantil
(São Paulo, 1977)
(Autor Desconhecido/ Acervo CSBH)
Assembléia de estudantes em greve na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP
(São Paulo, 1980)
(Autor Desconhecido/ Acervo CSBH)
2° Congresso da UBES após a reconstrução em 1981 (Campinas, 1983)
MEMÓRIA COLETIVA
|
(Libanio) |
Ajude o CSBH a identificar o acervo iconográfico!
Queremos saber:
Quem são os jogadores da foto em questão ?
Qualquer pista pode ser enviada ao endereço:
Expediente
Edição e Redação: Gláucia Fraccaro e Vinícius Ghizini |