Portal IG tira Paulo Henrique Amorim do ar
Os leitores do blog Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim foram surpreendidos nesta terça-feira ao descobrirem que o mesmo havia sido tirado do ar pelo provedor, o IG. Segundo Amorim explica em seu site www.paulohenriqueamorim.com.br o IG se limitou a avisá-lo de que o contrato – que venceria em 31/12/2008 – estava sendo rescindido. E foi tirado do ar.
Amorim vinha diariamente denunciando as artimanhas da imprensa tradicional brasileira que ele passou a chamar de PIG – o Partido da Imprensa Golpista. Em uma de suas últimas postagens, ele transcreveu trechos do discurso que o presidente Lula leu para os convidados da revista Economist, em Brasília. O discurso começava com um relato de Lula sobre a recente visita que recebeu do ex-presidente de Portugal, Mário Soares, que veio ao Brasil como jornalista e lhe teria dito: “… ‘Presidente, eu não estou entendendo. Eu leio a imprensa estrangeira e vejo que o Brasil está muito bem, eu converso com empresários estrangeiros e vejo que a economia brasileira está muito bem. Mas quando eu leio a imprensa brasileira eu penso que o Brasil acabou, parece que acabou o Brasil’.”
Na segunda-feira 17 de março Amorim participou do lançamento do Jornal da CUT e em sua palestra voltou a enfatizar que o principal objetivo do PIG desde o primeiro dia do governo Lula, é a sua desestabilização e derrubada. Ele disse não conseguir entender como é que no Brasil não vingou um jornal da classe trabalhadora. Ele citou inúmeros jornais no mundo voltados aos trabalhadores e ressaltou que é preciso incentivar a criação de mais e mais veículos alternativos de comunicação.
Ao convidar os leitores a continuarem fiéis à leitura de seus textos, ele escreveu no seu site: “Assim, se você acha que o Farol de Alexandria e o presidente eleito são dois impostores; se você gosta do Festival do Tartufo Nativo; se acha que o PIG, além de ilegível, não tem salvação; que os portais da internet brasileira são uma versão – para pior – do PIG; que a Veja é a última flor do Fascio; que o Ministro (?) Marco Aurélio de Mello deveria ser impeached; que Daniel Dantas deveria estar na cadeia; que Carlos Jereissati e Sergio Andrade vão ficar com a “BrOi” sem botar um tusta; que a “BrOi” significa que o Governo Lula vai tirar Dantas da cadeia; que chega de São Paulo, porque está na hora de um presidente não-paulista etc etc etc … se você acha tudo isso, continue a visitar o Conversa Afiada neste novo e renovado espaço.”
Para o jornalista Luiz Carlos Azenha do blog Vi o Mundo, “o que o IG fez com Paulo Henrique Amorim e com os milhares de internautas que freqüentavam diariamente o ‘Conversa Afiada’ foi, para dizer o mínimo, um grosseiro desrespeito.”. Azenha afirma que nunca havia visto antes, nem no Brasil, nem nos Estados Unidos, a retirada do ar de um blog da forma que foi feito com Amorim.
Outro jornalista, Mino Carta, tirou do ar seu blog, hospedado no IG, em solidariedade a Amorim. Em sua última postagem às 12h54 de hoje, Mino carta escreve:
“O último post
Meu blog no iG acaba com este post. Solidarizo-me com Paulo Henrique Amorim por razões que transcendem a nossa amizade de 41 anos. O abrupto rompimento do contrato que ligava o jornalista ao portal ecoa situações inaceitáveis que tanto Paulo Henrique quanto eu conhecemos de sobejo, de sorte a lhes entender os motivos em um piscar de olhos. Não me permitirei conjecturas em relação ao poder mais alto que se alevanta e exige o afastamento. O leque das possibilidades não é, porém, muito amplo. Basta averiguar quais foram os alvos das críticas negativas de Paulo Henrique neste tempo de Conversa Afiada.”