Fundações colocam reformas na pauta
No último dia 20 de fevereiro as fundações João Mangabeira (PSB), Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT), Perseu Abramo (PT), Maurício Grabois (PCdoB) e Republicana Brasileira (PRB) promoveram um ato político em defesa de reformas democráticas, com a participação de militantes e dirigentes dos partidos, parlamentares e público em geral. Entre as reformas defendidas pelas fundações estão a agrária, a urbana, a tributária, a educacional e a política. Durante o ato, realizado no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, foi lançada a Campanha em Defesa das Reformas Democráticas.
Além de promover o debate político no país, as fundações pretendem mobilizar a sociedade para exigir mudanças estruturais que dêem continuidade às reformas já em andamento implantadas pelo governo Lula. Para isso estão sendo envolvidos nas articulações representantes dos partidos na Câmara dos Deputados e no Senado e também parlamentares nos estados e municípios.
As fundações programaram um ciclo de debates para discutir as reformas uma a uma. Os dois primeiros debates serão sobre as reformas política e tributária e estão programados para o dia 26 de março, no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados. O terceiro e debate será sobre educação e o quarto, sobre reforma urbana, ambos no dia 30 de abril. E no dia 7 de maio, os debates girarão em torno de reforma agrária e política agrícola e dívida pública. Também estão programados atos idênticos ao realizado em Brasília em outras capitais. O primeiro dele será no Rio de Janeiro, em data a ser confirmada. O calendário dos demais atos está sendo definido pelas fundações.
Calendário dos debates
26/03 – debate reforma política e reforma tributária – em Brasília, auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados
30/4 – debate reforma da educação (9h às 13h) e reforma urbana (14h30 às 18h30)
7/5 – debate reforma agrária e política agrícola (9h às 13h); dívida pública (14h30 às 18h30).