Planos da Fundação Perseu Abramo para 2008
Algumas das principais atividades da Fundação Perseu Abramo em 2008 serão direcionadas à formação política, tendo como base as resoluções do III Congresso do PT. Nesse sentido, a prioridade é a estruturação, em conjunto com a Secretaria Nacional de Formação Política do PT, de um sistema nacional de formação política, que deverá contar com novas formas de divulgação, através de programas de TV e sites.
Também está prevista realização de cursos de formação para candidatos às eleições municipais no país, especialmente aqueles que têm pouco acesso a informações sobre políticas públicas e de como construir um mandato.
Além disso, o Núcleo de Opinião Pública da FPA fará um trabalho de acompanhamento das pesquisas eleitorais, organizando claramente os resultados divulgados para facilitar a compreensão dos candidatos. Sem deixar de lado o trabalho de divulgação das importantes pesquisas feitas para a FPA, especialmente a mais recente, sobre os idosos no Brasil, realizada em parceria com o SESC.
Outra atividade importante da FPA, que deverá ser inciada em março, conjuntamente com as fundações João Mangabeira (PSB), Leonel Brizola-Pasqualini (PDT) e Instituto Maurício Grabois (PCdoB), é a promoção de um ciclo de debates sobre as necessárias reformas democráticas – política, tributária, urbana, agrária e educacional.
A FPA ainda participará do esforço de articulação para a realização da Conferência do Nordeste, tal como já fizera antes com as Conferências da Amazônia. O encontro, reunindo as principais lideranças partidárias, ONGs e movimentos sociais da região, deverá oferecer sugestões e propostas para as ações estratégicas do novo projeto de desenvolvimento do Nordeste, inserido no Projeto do Brasil Sustentável, democrático, social e culturalmente justo.
O Centro Sérgio Buarque de Holanda, núcleo de memória do PT dentro da FPA, também trará novidades para o ano que começa, além de manter os debates mensais e dar continuidade ao precioso trabalho de documentação. A principal delas é a publicação da revista Perseu: História, Memória e Política, voltada para os meios acadêmicos de história e ciências sociais. Um guia com um inventário de tudo o que está arquivado no CSBH sobre a história do PT e das esquerdas no Brasil também deverá ser lançado.