A Mídia nas Eleições de 2006 é o novo título da EFPA
Chega às livrarias no dia 19 de julho o livro A Mídia nas Eleições de 2006, organizado por Venício A. de Lima com artigos de 16 autores que giram em torno de temas como a cobertura jornalística das eleições, o papel da mídia e alternativas para o aprimoramento do funcionamento da mídia na democracia brasileira.
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Dois consensos surgiram das eleições presidenciais de 2006 em relação ao candidato vencedor: de um lado a preferência popular, manifestada de maneira indiscutível nas urnas, e de outro a hostilidade nem sempre disfarçada da grande mídia. Baseado em pesquisas que apontam para uma franca parcialidade na cobertura jornalística durante as campanhas eleitorais, o livro A Mídia nas Eleições de 2006 reúne análises e dados que buscam não apenas documentar e aprofundar essa aparente contradição, como também contribuir com possíveis soluções para se avançar democraticamente na relação entre os meios de comunicação e o processo eleitoral.
Resultado do trabalho coletivo de 16 autores, alguns, inclusive, com experiência na grande mídia, o livro gira em torno de três questões fundamentais: Como foi a cobertura jornalística das eleições?; Qual o papel da mídia?; e O que fazer para aprimorar o funcionamento da mídia na democracia brasileira?
A Mídia nas Eleições de 2006 ainda traz documentos anexos que ajudam a esclarecer a questão com exemplos concretos. Tal é o caso da carta aos colegas da Rede Globo escrita pelo repórter Rodrigo Vianna, cujo contrato não foi renovado depois de ele ter manifestado seu incômodo com o desequilíbrio deliberado na cobertura política da emissora.
O livro também aborda a conseqüente queda de credibilidade da grande mídia junto aos leitores, assim como o surgimento de veículos alternativos (rádios comunitárias, redes sindicais etc.) e a importância do papel de blogs e sites na discussão político-eleitoral.
Os textos são assinados por (em ordem de aparição): Kjeld Jacobsen; Alessandra Aldé, Gabriel Mendes e Marcus Figueiredo; Clóvis Barros Filho, Marcelo Coutinho e Vladimir Safatle; Antônio Albino Canelas Rubim, Bernardo Kucinski, Luis Nassif, Marcos Coimbra, Paulo Henrique Amorim, Renato Rovai, Sérgio Amadeu da Silveira e Luís Felipe Miguel.
A organização e a introdução ficaram a cargo de Venício A. de Lima, professor e pesquisador da Universidade de Brasília e autor de outros dois livros sobre o mesmo tema, Mídia: Crise Política e Poder no Brasil (2006) e Mídia: Teoria e Política (2004), ambos também lançados pela Editora Fundação Perseu Abramo.