Soldados da borracha e Luta armada serão lançados na Anpuh
No dia 18 de julho, durante o XXIV Simpósio Nacional de História (Anpuh), em São Leopoldo (RS), a EFPA lança os livros A luta armada contra a ditadura militar – A esquerda brasileira e a influência da revolução cubana, de Jean Rodrigues Sales, e Soldados da borracha – Trabalhadores entre o sertão e a Amazônia no governo Vargas, de María Verónica Secreto.
Os livros A luta armada contra a ditadura militar – A esquerda brasileira e a influência da revolução cubana, de Jean Rodrigues Sales, e Soldados da borracha – Trabalhadores entre o sertão e a Amazônia no governo Vargas, de María Verónica Secreto, editados pela EFPA serão lançados durante o XXIV Simpósio Nacional de História (Anpuh), em São Leopoldo (RS), com a presença dos autores.
Em A luta armada contra a ditadura militar, Jean Rodrigues Sales busca compreender o surgimento, as características políticas e ideológicas e a atuação da esquerda revolucionária em sua resistência à ditadura militar, colocando em relevo um tema fundamental e pouco estudado desse processo: a influência da revolução cubana nas organizações de esquerda no período.
Já María Verónica Secreto analisa em Soldados da borracha a complexidade das relações trabalhistas e da questão da cidadania durante o governo Vargas, em especial o lugar do trabalhador rural, do Nordeste e da Amazônia, nos discursos e na política do Estado Novo. Histórias extraordinárias de homens e mulheres que participaram da chamada “Batalha da Borracha” – um programa de emergência para lidar com o enorme déficit de borracha nos Estados Unidos no contexto da Segunda Guerra Mundial.
Serviço
Data: 18/7 – quarta-feira
Local: Galeria Cultural da Biblioteca da Unisinos
Horário: das 19h às 20h.