Nós queremos um Brasil real não de sonhos, de realizações não de quimeras, de liberdade sem opressão, por uma minoria dominante, dos poderes constituídos a serviço do Brasil e não a serviço das oligarquias, um país com igualdade e justiça social, não um povo espoliado e ultrajado como escória da sociedade, queremos acesso ao serviço público de qualidade, não queremos ser excluídos.

Não ensejamos um estado patriarcal, mas um estado democrático, que os nossos parlamentares cumpram as promessas de campanha, que não nos “enganem”, queremos sim pragmatismo, em vez de retóricas, neologismos e sofismas, exigimos um congresso trabalhando para o povo, não congressistas trabalhando somente para os que bancam as suas campanhas.

Nós não queremos ser somente dados estatísticos, nem massa de manobras ou segregados através de cotas.

Temos direito a qualidade de vida, de exercermos a cidadania, e de participar das decisões.

Nós brasileiros somos um povo inteligente e trabalhador e estamos evoluindo e nos tornando conscientes – isso já foi demonstrado no plebiscito do desarmamento e na reeleição do Presidente Lula. Nós só precisamos de uma oportunidade! *

COMO CONSTRUIR ESSE BRASIL? “É preciso ampliar os mecanismos de participação popular e controle social do Estado na democracia brasileira.”

Necessariamente teremos que passar pelo “caminho das reformas” Reforma política, partidário-eleitoral, educação, tributária, trabalhista, previdenciária e fiscal. Regulamentar, fortalecer e apoiar o Terceiro Setor. A política Social do governo Lula esta no caminho certo, é preciso melhorar programas sociais já implantados (Prouni, Bolsa Família, Luz para todos e etc) e criar novos programas, enquanto as pessoas são preparadas para andarem com suas próprias pernas.

Brasília 14/01/2007

*Artigo enviado em 11 de junho de 2007
*Solimar Nascimento – PT (DF) – é secretário de formação política – Diretório Zonal de Taguatinga