Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2005 atestam que os idosos são hoje o segmento da população que mais cresce no Brasil, sendo mais de 18 milhões que completaram ou passaram dos 60 anos. Até 2020, a população idosa deve chegar a 30 milhões.

14 de junho é o Dia Mundial da Conscientização da Violência à Pessoa Idosa e inúmeros eventos estão sendo realizados pelo Brasil afora. A pesquisa sobre Idosos no Brasil – vivências, desafios e expectativas na 3ª idade, realizada recentemente pelo Núcleo de Opinião Pública da FPA em parceria com o SESC Nacional e SESC São Paulo, mostrou que a violência, desrespeito ou maltrato é algo presente na vida dos idosos, muito embora, espontaneamente, apenas 15% relatem alguma ocorrência. Porém, quando são sugeridas formas de violências como ofensas, tratamento com ironia, humilhação, recusa de trabalho, passar fome, e outras, o percentual de idosos que revela ter sido vítima de violência sobe para 35%.

Outro dado interessante da pesquisa é que, apesar de 80% dos não idosos afirmarem que existe preconceito contra a velhice no Brasil, apenas 4% destes admitem serem preconceituosos em relação à velhice. No entanto, 75% dos entrevistados sabe citar traços negativos da imagem que os mais jovens têm dos idosos, enquanto somente 1/5 menciona algum traço positivo como componente dessa imagem.

Conheça a íntegra da pesquisa Idosos no Brasil >>

`