Fabio Pereira
A comunicação petista no século XXI
A necessidade petista de melhorar e ampliar os canais de diálogo com os seus militantes espalhados pelo Brasil, ocupará um lugar de destaque nos debates do 3º Congresso. A comunicação é uma arma indispensável na luta política e seu aperfeiçoamento, inexoravelmente aparecerá como um dos ajustes de rota a serem adotados no funcionamento do partido no período “Pós-Congresso”.
A relevância e inevitabilidade do tema surgem do diagnóstico da nossa negligência histórica. Em pleno século XXI, aos 27 anos, o PT não tem um veículo de comunicação que repercuta na grande massa de filados. Soma-se a isso, o fato do monopólio privado dos grandes meios reduzir a nossa capacidade de disputar ideologicamente a sociedade brasileira com as elites.
Não existe um veículo impresso de alcance nacional, dada a dificuldade de viabilizar sua confecção e distribuição por todo o território nacional. Nossas inserções de rádio e televisão são esporádicas e insuficientes, pois esbarram nos estreitos limites da legislação eleitoral em vigor.
Lênin falava do jornal como órgão central da organização partidária, um organizador coletivo, um agitador, um propagandista. Pois é! Já se foram décadas e a tarefa que cabia ao jornal hoje pode conferir-se ao nosso site, podendo ser este sim, guardadas as devidas proporções e limites: um agitador, um propagandista, um organizador.
O site do partido poderia ser mais dinâmico, com um apelo visual mais atraente, ter um conteúdo mais atualizado, sem falar na possibilidade de tornar-se o principal veículo de comunicação do partido, já que a internet, hoje emerge como um veículo alternativo de comunicação de massa.
O PT pode investir num portal moderno, como bem já faz o PC do B com o Vermelho, atentando para a principal característica que faz da Internet um veículo mais atraente: a interação, que aqui podemos chamar de protagonismo.Pode-se adotar a publicação do pensamento dos companheiros ligados ao mundo do trabalho: sindicalistas, operários, funcionários públicos, entre outros, enriquecendo a formulação do partido. Com contribuições pertinentes ao contato direto com o cotidiano dos trabalhadores.
A internet por si só não será a solução para os problemas de comunicação do PT. Nas hostes do nosso partido ainda existe um grande números de companheiros que não dispõe desta facilidade de acesso a um instrumento tão presente no dia a dia contemporâneo, mas essa iniciativa é urgente, viável e pode ser um bom começo, sobretudo por que não se concebe um partido de massas sem ao menos um veículo de comunicação de massa.
*Artigo enviado em 20 de fevereiro de 2007
* Assessor Especial da Presidência da Câmara de vereadores de Camaçari – Bahia