Revista Teoria e Debate de cara nova
Apresentação da edição n° 68 da Revista Teoria e Debate.
Neste momento em que o Partido dos Trabalhadores comemora grandes vitórias mas ao mesmo tempo enfrenta as crises de um partido de esquerda que pela primeira vez assumiu o governo central no Brasil, Teoria e Debate completa 19 anos de circulação ininterrupta.
Para se adequar às novas necessidades, de retomada do debate interno, de intensificação da participação dos filiados e simpatizantes nesse processo, de ampliação da formação política no conjunto do partido, nossa revista aparece de cara nova. Mantendo as características essenciais que a acompanham desde o primeiro número, de diversidade de abordagens e de assuntos e pluralidade de opiniões no campo da esquerda brasileira, buscamos com esta reforma editorial e gráfica torná-la mais ágil e atraente para a leitura. Temos agora novas seções, novo formato e mais cores. Com isso, esperamos que Teoria e Debate amplie seu papel como referência indispensável no debate e na formação política perante a base petista e os demais setores progressistas da sociedade. Os desafios são enormes, seja os que estão colocados para o segundo mandato do presidente Lula, seja os que apontam para as necessárias redefinições partidárias. Sem instrumentos amplos de debate e reflexão crítica, com certeza eles não serão enfrentados adequadamente. Contribuir de maneira relevante com esse processo é nosso objetivo. A partir desta edição, passamos a contar com três colunistas − o professor Venício A. Lima, especialista em mídia, o economista Amir Khair e a psicanalista Maria Rita Kehl. Inauguramos duas outras seções: Periscópio, de análise do momento político, e Café no Congresso, para acompanhar mais de perto essa instituição cujos meandros são desconhecidos da maioria da população.
Queremos saber se estamos no caminho certo, e para tanto precisamos saber a opinião do leitor. Aguardamos sua manifestação.
Ricardo de Azevedo e Rose Spina