No dia 5/08, das 10h30 às 12h, o professor Sidney Ferreira Leite fala sobre Cinema Novo e inserção de Ruy Guerra na produção brasileira, no CCBB.

No sábado, 5/08, das 10h30 às 12h, o professor Sidney Ferreira Leite fala sobre Cinema Novo e inserção de Ruy Guerra na produção brasileira, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Após o debate, que faz parte da Mostra Diretores Brasileiros – Ruy Guerra, será apresentado o filme Mueda, memória e massacre, do diretor, sobre o massacre ocorrido na cidade moçambicana de Mueda, em 1960.

Sidney Ferreira Leite é autor do livro Cinema brasileiro – Das origens à Retomada, da coleção História do povo brasileiro, lançado pela Editora Fundação Perseu Abramo em 2005. No livro, o autor aborda a história do cinema desde o início, com a disputa entre os irmãos Lumière, franceses inventores do cinematógrafo, e o norte-americano Thomas Edison, com seu aparelho vitascópio, passando por Hollywood (Estados Unidos) e Bollywood (Índia), e chegando à experiência brasileira.

O capítulo “A época de ouro do filme e do cinema nacionais” abarca um período fértil não apenas em projetos como em realizações, mas também é a época onde o debate sobre os destinos do cinema nacional foi decisivo para a ruptura com os velhos paradigmas, o que acabou dando origem ao principal movimento cinematográfico da história do cinema brasileiro: o Cinema Novo.

Saiba mais sobre o livro Cinema brasileiro – Das origens à retomada

`