Conferência internacional promovida pelas fundações Perseu Abramo, Friedrich Ebert, Jean-Jaurès e Pablo Iglesias debateu experiências dos processos de integração regional na União Européia e no Mercosul. O evento foi em Porto Alegre, nos dias 2, 3 e 4 de junho, e teve transmissão ao vivo pela internet.

Os processos de integração regional no mundo atual jogam um papel cada vez mais central. A União Européia é a experiência mais avançada de integração e, hoje, a América do Sul dá os primeiros passos de um processo extremamente importante de integração regional. Para discutir essas experiências, as fundações Perseu Abramo (Brasil), Friedrich Ebert (Alemanha), Jean-Jaurès (França) e Pablo Iglesias (Espanha) promovem a Conferência União Européia e América do Sul: processos de integração nos dias 2, 3 e 4 de junho, em Porto Alegre, no Hotel Embaixador (Rua Jeronimo Coelho, 354). Foram convidados partidos políticos e fundações de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, além de representantes de Bolívia, Venezuela, Brasil, Argentina, entre outros.


Os caminhos da integração

Por décadas, a União Européia (UE) foi considerada por muitos como o modelo exemplar de integração regional bem sucedida que – por meio do gradual traslado dos estados nacionais europeus para uma instituição supranacional – conseguiu gerar e assegurar prosperidade econômica, integração social e estabilidade política, bem como paz para fora e democracia para dentro. É certo que houve momentos de estagnação desde o início do processo de integração nos anos 50. Mas somente agora se fala de uma crise estrutural, quando o fracasso da aprovação de uma Constituição demonstrou que, pela primeira vez na história da EU, a maioria de seus cidadãos rechaça a continuidade do processo de integração. Mas não é só a perspectiva do aprofundamento da UE rumo a uma união política que provoca reações negativas. Também o plano de ampliação, com a entrada de novos membros, encontra resistência. Uma razão importante que tem provocado a mudança da opinião pública é, sem dúvida, a experiência vivida por muitos cidadãos que mostra que a UE não pode mais garantir a prosperidade econômica e a integração social.

Também o MERCOSUL foi considerado um modelo, dado o fato que foi o único exemplo de uma integração regional bem sucedida fora da Europa. Estagnado na década de 90, o processo de integração da América do Sul ganha novo impulso nos últimos anos com a eleição de governos progressistas em vários países da região. O MERCOSUL é retomado e se avança na constituição da Comunidade Sulamericana de Nações. Mas, nos últimos meses, têm surgido dúvidas sobre o futuro desse processo de integração. As iniciativas de aprofundamento encontram resistência no âmbito dos países membros.

Ante este cenário de perspectivas incertas tanto da UE como do MERCOSUL, esta Conferência busca oferecer a oportunidade de um diálogo entre representantes de partidos e fundações progressistas da Europa e da América do Sul. O objetivo deste diálogo é conseguir um melhor entendimento mútuo sobre a situação em ambas as regiões e definir possíveis ações comuns que possam servir para melhorar as relações entre a UE e o MERCOSUL.

Com o objetivo de garantir uma participação a mais ampla possível neste diálogo, os quatro painéis da Conferência se organizarão da seguinte maneira: numa primeira fase (90 minutos), cada um dos/as palestrantes apresentará suas idéias principais sobre o tema do painel. Imediatamente após se iniciará a segunda fase (60 minutos) na qual os/as demais representantes poderão promover, com breves comentários, o intercâmbio de opiniões. Na terceira fase (60 minutos) o público terá a possibilidade de se expressar.

Fondation Jean-Jaurès
Friedrich Ebert Stiftung
Fundação Perseu Abramo
Fundación Pablo Iglesias

Confira a programação completa

Serviço:
Conferência União Européia e América do Sul: processos de integração
Dias: 2 a 4 de junho de 2006
Local: Hotel Embaixador (Rua Jeronimo Coelho, 354 – Porto Alegre/RS)
Realização: Fundações Perseu Abramo (Brasil), Friedrich Ebert (Alemanha), Jean-Jaurès (França) e Pablo Iglesias (Espanha)

Atenção! Acompanhe a transmissão da Conferência, ao vivo, na internet pelo portal da Agência Carta Maior. Clique aqui para assistir!