Sábado, 19 de novembro de 2005

9h – Abertura
Hamilton Pereira, presidente da Fundação Perseu Abramo
Reiner Radermacher, diretor da Fundação Friedrich Ebert no Brasil
Ricardo Berzoini, presidente do Partido dos Trabalhadores

9h30 – A estabilidade que queremos
Coordenadora: Zilah Abramo, presidente do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo
Expositor: Maurício Borges Lemos, economista

Sábado, 19 de novembro de 2005

9h – Abertura
Hamilton Pereira, presidente da Fundação Perseu Abramo
Reiner Radermacher, diretor da Fundação Friedrich Ebert no Brasil
Ricardo Berzoini, presidente do Partido dos Trabalhadores

9h30 – A estabilidade que queremos
Coordenadora: Zilah Abramo, presidente do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo
Expositor: Maurício Borges Lemos, economista
Comentaristas: Amir Khair, economista e Fernando Haddad, ministro da Educação

14h00 – Um novo projeto de nação e desenvolvimento
Coordenadora: Louise Lima e Silva, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes
Expositor: Luiz Gonzaga Belluzzo, economista
Comentaristas: Juarez Guimarães, cientista político e Marco Aurélio Garcia, assessor especial de Política Externa da Presidência da República

17h00 – Ética pública e responsabilidade individual
Coordenador: Flávio Jorge, diretor da Fundação Perseu Abramo
Expositor: Tarso Genro, ex-Presidente do Partido dos Trabalhadores
Comentaristas: José Eduardo Cardozo, deputado federal – PT/SP e Maria Victoria Benevides, socióloga

__________________________________________________

Mais informações:
– secretaria do seminário – Angélica Atalla e Mila Frati no telefone (11) 5571.4299, ramais 14 e 34;
– assessoria de imprensa – Reiko Miura no telefone 5571.4299 – ramal 49

Serviço:
Sábado, 19 de novembro de 2005, das 9h às 19h
Hotel San Raphael – Largo do Arouche, 150 – São Paulo
Realização: Fundação Perseu Abramo e Fundação Friedrich Ebert/Ildes


Os debatedores:

Amir Antônio Khair – Mestre em Administração Pública pela FGV-SP. Ex-secretário de Finanças da Prefeitura de SP na gestão de Luiza Erundina (1989-1992) e hoje consultor da Associação Brasileira dos Secretários de Finanças das Capitais (Abrasf).

Fernando Haddad – é advogado e atual ministro da Educação. Foi consultor da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Município de São Paulo e assessor especial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Organizou, para a EFPA, o livro Desorganizando o consenso – Nove entgrevistas com intelectuais à esquerda, em 1998.

Mauricio Borges Lemos – economista, professor titular licenciado da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, atual diretor do BNDES, responsável pelas Áreas de Operações Indiretas e de Inclusão Social. Foi secretário de Governo, Planejamento e Coordenação Geral, da Coordenação de Política Social e de Planejamento da Prefeitura de Belo Horizonte.

José Eduardo Cardozo – é advogado e professor de Direito Administrativo e Filosofia do Direito da PUC-SP, chefiou a Assessoria Jurídica da Secretaria dos Negócios Jurídicos do município de SP (1987), foi secretário de Governo do município de SP (1989 a 1992) e chefe de gabinete da antiga Secretaria da Administração Federal da Presidência da República (1993). Vereador e 1995 a 2002 e deputado federal desde 2003.

Juarez Guimarães – é professor do Departamento de Ciências Políticas da UFMG. Edita o boletim eletrônico mensal Periscópio, da Fundação Perseu Abramo e da da Secretaria Nacional de Formação Política do PT. Autor do livro Esperança Equilibrista, editado em 2004 pela Editora Fundação Perseu Abramo.

Luiz Gonzaga Belluzzo – é professor titular de economia da Unicamp. Foi chefe da Secretaria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. É autor dos livros Valor e Capitalismo e O Senhor e o Unicórnio (ambos pela Ed. Brasiliense).

Marco Aurélio Garcia – é professor do Departamento de História da Unicamp e assessor de política externa da Presidência da República. Foi secretário de Cultura do município de São Paulo, é vice-presidente nacional do PT e integra o Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo.

Maria Victoria Benevides – é socióloga, professora de Sociologia Política da Faculdade de Educação da USP, fundadora e diretora da Escola do Governo, Organizou o livro Reforma Política e Cidadania, editado pelo Instituto Cidadania e Editora Fundação Perseu Abramo (EFPA), em 2003 (já na 2a. edição) e publicou juntamente com Olívio Dutra o livro Orçamento Participativo e Socialismo (Coleção Socilismo em Discussão, da EFPA).

Tarso Genro – é advogado, foi ministro da Educação e presidiu o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social no governo Lula. Presidiu o PT interinamente de julho a setembro. Foi vereador em Santa Maria, vice-prefeito (1989-1992) e prefeito de Porto Alegre por duas gestões.

 

`