Acabou o voto secreto na Assembléia Legislativa
O voto passa a ser aberto a partir de 20 de junho.
Acabou o Voto Secreto
A Assembléia Legislativa enterrou de uma vez por todas o voto secreto. no dia 20 de junho de 2001, por volta das 12 horas, foi votada por unanimidade, em segundo turno, a PEC – Proposta de Emenda Constitucional – que extingue o sigilo nas votações na Assembléia Legislativa.
Protocolada em 17 de abril último, a PEC assinada pelo deputado estadual Antonio Mentor teve o primeiro turno votado em 02 de maio. O parlamentar do PT afirmou da tribuna que a democracia precisa ser aperfeiçoada diariamente com a intensificação da participação popular. “Hoje estamos avançando no processo democrático. A iniciativa desta Assembléia Legislativa deve se irradiar para o Congresso e todas as casas de lei do Brasil para que o artifício do voto secreto seja página virada na história política brasileira”.
Para a deputada Mariângela Duarte esta ação vai marcar época na história dos legislativos do País. Na mesma linha, o primeiro secretário da Assembléia, Hamilton Pereira, afirmou que o fim do voto secreto no Estado de São Paulo é um avanço exemplar do parlamento brasileiro.
Com a aprovação da PEC e de um Projeto de Resolução, que altera o Regimento Interno, o voto passa a ser aberto para a eleição da Mesa Diretora da Assembléia, destituição do Procurador Geral de Justiça, cassação ou quebra de imunidade de parlamentares e cassação de governador.
Alesp, 20/06/2001