Seminário “Racismo e xenofobia no Brasil e Alemanha” apresentado no dia 19 de janeiro de 2004, revelou os grupos populacionais que mais sofrem discriminação nos dois países.

Fundação Perseu Abramoa no IV Fórum Social Mundial

O IV Fórum Social Mundial foi realizado entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2004, na cidade de Mumbai, na Índia, tendo como marco a diversidade dos movimentos sociais de todas as partes do mundo.

Pela primeira vez o FSM foi realizado fora do Brasil, as três versões anteriores foram realizadas em Porto Alegre (RS). Para Flávio Jorge, diretor da Fundação Perseu Abramo, participante do evento, “além da riqueza propiciada pelo encontro de diferentes culturas, povos e línguas, constatamos como acertada a decisão da realização da quarta edição do FSM naquela parte do mundo, pois foi ampliada e consolidada uma rede de articulação de movimentos sociais, partidos e organizações não governamentais, contra a globalização neoliberal, a guerra, o racismo e todas as formas de discriminação e exclusão religiosa, etnica, sexual, economica, social, política ou cultural”.

Racismo e Xenofia

  No dia 19 de janeiro foi apresentada, em conjunto com o Instituto Rosa Luxemburg Stiftung, da Alemanhã, o Seminário “Racismo e Xenofobia no Brasil e Alemanhã”, trazendo dados sobre a situação dos grupos populacionais que mais sofrem discriminação nesses dois países.

Do seminário participaram Gustavo Venturi, coordenador do Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo, que apresentou os resultados da pesquisa “Discriminação Racial e Preconceito de cor no Brasil”; Nádia Brol, pesquisadora do Instituto Focus, ligada à Rosa Luxemburgo Stiftung, que apresentou dados sobre a xenofobia na Alemanha; S.R. Dasgupta, pesquisador do Institute of Development Studies, de Calcutá, Índia, que diagnosticou as novas formas de racismo na Índia; Amauri Queirós, da CONEN (Coordenação Nacional de Entidades Negras), que apresentou a visão de sua organização sobre o racismo no Brasil.

O seminário foi assistido por cerca de 50 delegados/as dos seguintes países: Brasil, Alemanha, Índia, Japão, Áustria, Israel, Inglaterra, Gambia, Bélgica, França, Paraguai, Uruguai e Equador.

Mais notícias:
Memória do FSM 2004

`