Nota do Partido dos Trabalhadores sobre a crise no Haiti

O Partido dos Trabalhadores, frente aos últimos acontecimentos no Haiti, manifesta sua solidariedade com o povo e com as forças sociais e políticas democráticas e faz votos para que a renúncia de Jean-Bertrand Aristide permita a reorganização do Estado e do governo, preservando a soberania e a autodeterminação da nação haitiana.

Desde o início da crise, o PT acompanha com interesse a formação da Plataforma Democrática que congrega as diversas manifestações da oposição, e representa uma esperança de construção de uma nova institucionalidade, verdadeiramente representativa dos interesses da cidadania desse país, assolado pelo autoritarismo e a miséria. Nesse sentido, é reconhecido que a pressão popular pela renúncia de Aristide se insere no contexto da escalada repressiva exercida pelo seu governo, assim como da violência e descontrole generalizado, que sensibilizaram a opinião pública mundial.

Não se trata, portanto, de favorecer políticas intervencionistas. O Partido dos Trabalhadores entende que as Nações Unidas e outros organismos internacionais devem colaborar ativamente para que o processo de transição seja pacífico e respeitoso dos direitos políticos e sociais do povo haitiano.

José Genoino
Presidente

Dep. Paulo Delgado
Secretário de Relações Internacionais

São Paulo, 01 de março de 2004.

`