Bienal do livro de SP vai até domingo, dia 25
Livros abordam a obra do geólogo Milton Santos entre outros temas da atualidade, como violência contra a mulhere, software livre, problemas das metrópoles brasileiras e crise na Venezuela.
Lançamentos da Editora
1. Milton Santos e o Brasil
Maria Brandão (organizadora)
O geógrafo Milton Santos tornou-se uma referência em questões contemporâneas e um escritor em grande estilo. Deixou uma das mais extensas bibliografias brasileiras, certamente a mais opulenta entre os geógrafos latino-americanos, e participou com destaque na conceituação, revisão metodológica e valorização da geografia para o mundo contemporâneo. Influenciou sobremaneira a geografia brasileira e latino-americana, além de outros campos das ciências sociais. Este livro traz 18 artigos de estudiosos da obra de Milton Santos como Muniz Sodré, Joel Ruffino, Atilio A. Boron, e outros, além de textos inéditos do autor.
320 páginas; R$ 30,00 – Coleção Pensamento Radical
2. Metrópoles: entre a coesão e a fragmentação, a cooperação e o conflito
Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (org.); Luciana Corrêa do Lago, Sergio de Azevedo e Orlando Alves dos Santos Junior (colaboradores)
Este livro reúne artigos de especialistas como Raquel Rolnik, Nadia Somekh, Fany Davidovich, entre outros, produzidos sob a coordenação do Observatório das Metrópoles. O tema metrópolis envolve não apenas tamanho, desigualdades, favelas e periferias, mas abrange as questões econômicas e sociais, como a violência, um dos principais problemas. Traz ainda um CD-Rom com estudos de caso sobre as principais metrópoles brasileiras, com rico e inédito conjunto de dados e mapas.
432 páginas
3. Gênero, patriarcado, violência
Heleieth Saffioti
A violência contra mulheres é uma prática antiga e muito presente na sociedade humana que continua sendo um tema oculto, muitas vezes tratado como tabu. Gênero, patriarcado, violência analisa este grave problema social e sua relação com os conceitos de gênero, etnia/raça e classes sociais, utilizando o conceito de patriarcado como elemento central. A socióloga Heleieth Saffioti, uma das mais respeitadas estudiosas do assunto, nos proporciona um olhar instigante sobre a violência contra mulheres, mostrando como ela espelha também a opressão masculina.
152 páginas
Coleção Brasil Urgente
4. Software livre: A luta pela liberdade do conhecimento
Sérgio Amadeu da Silveira
O movimento do software livre – programas com código-fonte aberto – luta pelo compartilhamento do conhecimento tecnológico. Enquanto o software proprietário se orienta em benefício do fabricante, o software livre se orienta principalmente para o benefício dos usuários. A disputa pelo domínio das técnicas e tecnologias de armazenamento, processamento e transmissão das informações ocupa hoje o centro estratégico das economias nacionais. Trabalhar com os software de forma independente será cada vez mais vital para o país.
80 páginas
Coleção Brasil Urgente
5. A Venezuela que se inventa: poder, petróleo e intriga nos tempos de Chávez
Gilberto Maringoni
Nos últimos três anos, o jornalista Gilberto Maringoni estudou o emaranhado e conflituoso processo político venezuelano. O resultado é um livro-reportagem escrito num estilo ágil e envolvente, que trata dos enfrentamentos entre governo e oposição e da atuação da imprensa como fonte de desestabilização institucional. Rico em dados e informações, ancorado em farta e variada bibliografia e fruto de inúmeras entrevistas com os principais personagens envolvidos, tanto do governo quanto da oposição, A Venezuela que se inventa faz um minucioso levantamento do que está em jogo e busca decifrar as opções colocadas para o futuro. A apresentação do livro é do sociólogo Emir Sader.
224 páginas
Entre no site da Editora Perseu Abramo (clique aqui)